Lazer: Viver no Parque apresenta show do bandolista Danilo Brito

Duas mil vagas em oficinas culturais gratuitas completam a programação do fim de semana

ter, 30/01/2007 - 20h40 | Do Portal do Governo

O bandolinista e compositor Danilo Brito, vencedor do VII Prêmio Visa de Música Brasileira – Edição Instrumental, se apresenta domingo (04/02), às 11 horas, no projeto Viver no Parque. Acompanhado pelo violonista Luizinho Sete Cordas e pelo pandeirista Tigrão, Danilo contará a história do choro através das composições de Antônio Callado, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacó do Bandolin, Ernesto Nazaré, Anacleto Medeiros e Luiz Americano, entre outros.

Realizado semanalmente no Parque da Juventude, além do show, o Viver no Parque oferece oficinas gratuitas. São dez atividades, com duas mil vagas distribuídas em quatro turnos: dois de manhã, das 9 às 13h; e dois à tarde, das 14h30 às 17h30. Há oficinas de Contador de Histórias; Noções de Jardinagem; Recreação Circense; Dança (de salão, rua e urbana); Arte Sucata; Construindo o Lazer; Teatro de Fantoches; além de aulas abertas de Capoeira (5ª. e sábado); Yoga (3ª, 5ª e sábado) e Tai chi chuan (4ª, 6ª e domingo). As inscrições são feitas na hora, basta comparecer ao local.

Vale destacar que durante a semana, as aulas de Capoeira, Yoga e Tai chi chuan acontecem das 8 às 9 horas e das 9 às 10 horas, com 25 vagas em cada uma das três turmas.

Danilo Brito: Criado entre rodas de choro, filho e irmão de músicos amadores, Danilo Brito assume a bandeira do choro tradicional, “à moda antiga”, como costuma dizer. Começou a dar seus primeiros acordes aos seis anos, levado pelo pai às rodas de choros de lojas de instrumentos musicais como Del Vecchio e Contemporânea, na região central de São Paulo. Gravou seu primeiro disco, Moleque Atrevido (Eldorado Discos), produzido pelo violeiro Téo Azevedo, aos 13 anos. Entre suas influências, cita Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Luperce Miranda, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Aos 19 anos de idade, desponta como o melhor instrumentista de sua geração. Em 2004, o bandolinista venceu o Prêmio do VII Prêmio Visa de Música Brasileira – Edição Instrumental, um dos maiores prêmios da música brasileira.

Oficinas:

Contador de Histórias: não são apenas as crianças que mergulham no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participam das atividades também podem se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalha a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: são oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Vem Dançar: ensina várias modalidades: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. T em como objetivo exercitar o corpo através da dança, resultando na desinibição e auto-confiança, além do bem estar fisico e mental. Integrando o público de todas as idades, as oficinas ministradas rendem coreografias em diversos ritmos.

Jardinagem: além das noções de jardinagem, esta atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, incentivando a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: o aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Capoeira: mistura de dança e luta nascida nas senzalas, a capoeira serve de instrumento para o resgate cultural das raízes afro-brasileiras e exercício de cidadania.

Tai Chi Chuan:  através de movimentos circulares e respiratórios, a  atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

  Viver no Parque: fruto da iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens e moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Desde sua implantação em dezembro de 2005, o projeto já beneficiou aproximadamente 50 mil pessoas.

Serviço:

PROJETO VIVER NO PARQUE – Parque da Juventude

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Capoeira (5ª. e sábado), Yoga (3ª, 5ª e sábado) e Tai chi chuan (4ª, 6ª e domingo.): 25 vagas em cada turma: das 8h às 9h e das 9h às 10h. Inscrições gratuitas na hora

Show de Danilo Brito: dia 04 /02 (domingo), às 11h

Parque da JuventudeAv. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)