Lazer: Viver no Parque apresenta concerto da Banda Sinfônica Jovem e Oficinas de Natal

Será neste domingo, dia 3, a partir das 11 horas

sáb, 02/12/2006 - 16h55 | Do Portal do Governo

Abrindo a programação especial de Natal, o projeto Viver no Parque traz neste domingo (3), às 11 horas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, no Parque da Juventude. O maestro Marcos Sadao Shirakawa regerá o grupo formado por 70 músicos. O programa primoroso inclui Kirkpatric Fanfare, de Andrew Boysen Jr; Abertura 1812, de P.I. Tschaikowsky; Second Suíte for Band, de Alfred Reed; Barnum, de Cy Coleman. Completam o repertório, três obras de Ary Barroso: Na Baixa do Sapateiro, No Rancho Fundo e Aquarela do Brasil.

Vale ressaltar que além do concerto o projeto Viver no Parque promove nove oficinas de lazer e cultura, ministradas tanto nos feriados, como aos sábados e domingos, a partir das 9 horas. Neste mês, especialmente, várias das aulas tratam de temas natalinos. Um dos destaques é a oficina de arte sucata, na qual os participantes, orientados pelo arte-educador Carlos Gomes, auxiliam na montagem de uma imensa árvore de Natal com 6 metros de altura. Confeccionada com material reciclável, a árvore deverá ser concluída no dia 17 de dezembro.

Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo: formada por 70 músicos bolsistas, a banda foi criada em 1993 sob a regência de Mônica Giardini, objetivando a profissionalização. Em 13 anos de atividades, vem executando arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para Banda Sinfônica, inserindo obras do repertório popular. Participou de importantes eventos tanto na capital como no interior do Estado. Atuou em óperas e poemas sinfônicos, executou obras de Rick Wakeman, a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados recebeu o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. Seu regente assistente é Marcos Sadao Shirakawa.

Marcos Sadao Shirakawa: bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, na classe do professor Donizete Fonseca, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Foi orientado, ainda, pelos professores trombonistas Gilberto Gianelli, Sidnei Burgani, Wagner Polistchuk e Marcos Max Martins. Participou dos Festivais de Musica em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, do Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens na Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Foi regente da Banda Marcial Esporte Clube Banespa. Tem orientação de regência com os maestros Carlos Moreno e Mônica Giardini. Participou do curso de regência com o maestro Markus Amgwerd (Suíça), na Oficina de Música de Curitiba. Em 2005, atuou como regente convidado da 1ª Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Atualmente, além de integrar a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, é professor de trombone e música de câmara do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão.

Oficinas: são nove oficinas ministradas aos finais de semana e feriados: Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança – De Salão, De Rua e Urbanas, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, disponibilizando duas mil vagas. Vale lembrar que durante a semana, há aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades.

Arte Sucata: um dos destaques deste mês é a árvore de Natal instalada em frente a marquise do Parque Esportivo, que tem 6 metros de altura por 4 de diâmetro.  O mastro central é de sucata de ferro e os enfeites são feitos com garrafas PET entre outros materiais.

Teatro de Fantoches e Contador de Histórias: as duas oficinas abordarão histórias relacionadas ao Natal, celebrando a paz, o amor e a fraternidade.

Danças Urbanas: nesta modalidade de dança, um grupo que se formou nas aulas da Fase II do projeto, prepara uma coreografia com o tema da dança urbana. A apresentação final será nos dias 16 e 17 de dezembro. Há ainda aulas de dança nas modalidades “Dança de Salão” e “Street Dance”

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude. Oferece um Pronto Socorro de Plantas, além de cursos como Horta e Temperos Orgânicos para Pequenos Espaços, Cuidar de plantas com o que você tem em casa e Jardinagem para Crianças e Adolescentes.

Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

O Projeto: fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

PROJETO VIVER NO PARQUE – PROGRAMAÇÃO DE NATAL

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos,  das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Concerto Banda Sinfônica Jovem do Est. SP: dia 03/12 (domingo), às 11h

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br

Secretaria da Juventude

C.A.