Lazer: um circo no Memorial da América Latina

O espetáculo circense Stapafúrdyo é o lançamento do Circo Roda Brasil, que estréia em São Paulo dia 3 de Julho, segunda-feira, com lona montada no Mem

dom, 18/06/2006 - 16h56 | Do Portal do Governo

O espetáculo circense Stapafúrdyo é o lançamento do Circo Roda Brasil, que estréia em São Paulo dia 3 de Julho, segunda-feira, com lona montada no Memorial da América Latina.

Sua tenda tem projeto inédito no Brasil, sem nenhum mastro interno, com dois arcos de sustentação externa, dando maior visibilidade de qualquer ponto da platéia. Com roteiro e direção de Hugo Possolo (Parlapatões), Stapafúrdyofaz um panorama dos gêneros da palhaçaria universal, mesclando números acrobáticos com street dance, saltos na cama-elástica com vôos inusitados. O argumento elaborado Por Beto Andreetta (Pia Fraus), Hugo Possolo e Raul Barretto (Parlapatões) parte do mote “errar é humano”, que justifica a excentricidade dos palhaços, vários tipos humanos urbanos desfilam pelo picadeiro.

O cenário traz imagens fantásticas feitas em grafite, com figuras humanas caricatas, estapafúrdias, em desenhos que beiram o non-sense. Estes desenhos ganham vida na pele dos acrobatas que desafiam a lei da gravidade com seus números de risco e adrenalina. A preparação de técnicas circenses feita pelo diretor do Picadeiro  Circo-Escola, José Wilson Moura Leite (Ubu, Pholias Físicas, Pathafisicas e Musicaes e Sonhos de uma Noite de Verão, Ornitorrinco) visa uma inovação dos recursos circenses e sua mescla com outras linguagens corporais, como a cultura de rua ( hip hop) e elementos da capoeira.

A linguagem jovem do espetáculo é trabalhada para divertir toda a família, incluindo música tocada ao vivo por três músicos, composta por André Abujamra (Bandas Karnak e Mulheres Negras). Efeitos de luz, bonecos infláveis e manipulação de objetos, fazem do visual de Stapafúrdyo um atrativo especial. Inspirado numa maneira felliniana de ver o mundo e os seres humanos, o espetáculo circense representa com acrobatas, palhaços e bonecos um universo ao mesmo tempo estranho e divertido.

Um atrativo especial nos bonecos são os bichos infláveis que representam cruzamentos engraçados e estapafúrdios como a giravaca (girafa com vaca) e os porcoletas (porco com borboleta). Além de um número de poodles sanfona, feitos em papel.