Lazer: Sesi promove concurso de brinquedos de sucata para crianças

Escolas das redes pública e particular podem se cadastrar até o dia 10 de março

qua, 01/03/2006 - 9h30 | Do Portal do Governo

Escolas das redes pública e particular de ensino de todo o Estado podem se cadastrar até o dia 10 de março na 7ª edição do Concurso Sesi de Brinquedos de Sucata. As inscrições estão abertas para unidades que ofereçam ensino fundamental, já que o projeto contempla crianças  entre 7 e 12 anos de idade. Além de incentivar o desenvolvimento da criatividade e o resgate do brinquedo artesanal, o concurso tem por objetivo levar os participantes a repensarem seus hábitos de consumo e descarte, orientando-os para ação mais consciente, participativa e socialmente responsável em relação ao meio onde vivem.

O concurso terá duas categorias: de 7 a 9 anos, e de 10 a 12 anos. Será realizado em 23 unidades do Sesi no Estado (Sorocaba, Franca, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santo André, Marília, Santos, Jundiaí, Piracicaba, Rio Claro, São José dos Campos, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Diadema, Jacareí, Jaú, Guarulhos, São Bernardo do Campo e em São Paulo (Catumbi e A. E. Carvalho). Este ano, o Sesi realizará projeto-piloto em 17 dessas unidades. O artista plástico mineiro Lufe Lopes treinará professores das escolas cadastradas em 17 cidades para que, posteriormente, os educadores promovam oficinas de sucata nas instituições de ensino. Nos outros seis estabelecimentos, a qualificação dos professores será feita por profissionais da própria escola.

Duas fases

Será realizado em duas etapas: municipal e estadual. A fase municipal de seleção e premiação está programada para junho. Os brinquedos selecionados em primeiro lugar nas 23 cidades participantes concorrerão à premiação estadual em setembro. A seleção julgadora, formada por profissionais das áreas de educação ambiental, artística e cultural, analisa criatividade, expressividade, inovação, acabamento e funcionalidade. Desde sua criação em 2000, o concurso teve a participação de 178 mil estudantes. No ano passado, foram 57 mil em todo o Estado de São Paulo. Para esta edição são esperados mais de 65 mil jovens inscritos.

SERVIÇO

7ª Edição do Concurso Sesi de Brinquedos de Sucata

Término das inscrições: 10 de março

Para se inscrever, o responsável pela escola deve procurar a unidade do Sesi-SP mais próxima.

Outras informações pelo telefone (11) 3146-7416

M.J.