Lazer: Roberto Sion no Parque da Juventude neste domingo

Parque oferece sete oficinas de lazer e cultura

sex, 13/10/2006 - 15h39 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque prossegue neste final de semana, com inúmeras atividades no Parque da Juventude. O destaque de domingo (15/10) é a apresentação da RS Big Band, regida por Roberto Sion, a partir das 11 horas. Completam a programação sete oficinas de lazer e cultura, ministradas tanto no sábado como no próprio domingo.

Além do talento, os jovens instrumentistas da RS Big Bandgarantem competência e emoção. Piano, contrabaixo, bateria e guitarra, trombones, saxofones e trompetes, tocados com a garra e entusiasmo são as atrações desta apresentação. Sob a batuta de Roberto Sion, O repertório inclui  desde obras das famosas orquestras americanas dos anos 30 e 40, até arranjos atuais de música brasileira.

Roberto Sion: um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion é além de saxofonista, flautista e clarinetista, reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi o vanguardista em utilizar os elementos do  jazz  e  da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo deste estilo sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com 5 anos; aos 8 saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação. Estudou saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador, tendo estudado análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter. Tocando desde os 11 anos, tem sete álbuns gravados, apresentações como solista em vários países da Europa, além de Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998 atua no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim
 

O PROJETO

Fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

São nove oficinas ministradas até o início do de 2007: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, além de Yoga e Tai Chi Chuan. As sete primeiras acontecem aos sábados, domingos e feriados, disponibilizando mil vagas por dia. Já as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan são realizadas de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

Oficinas

Contador de Histórias: não serão apenas as crianças que mergulharão no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participarem das atividades também poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias. A intenção é que, no final do ano, muitos jovens estejam fazendo a alegria dos freqüentadores, com suas criações e performances.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalhará a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Dança: três modalidades são trabalhadas: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalhará questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, que podem até ser recuperadas durante as oficinas. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.
 
Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos partipantes.
 

Serviço

PROJETO VIVER NO PARQUE

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos,  das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Apresentação RS Big Band, com Roberto Sion: dia 15/10 (domingo), às 11h

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br

Da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer