Lazer: Ricardo Herz Quarteto é atração do Projeto Viver no Parque

Objetivo do projeto é levar entretenimento aos moradores da região

ter, 31/10/2006 - 14h38 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque prossegue aos finais de semana, com inúmeras atividades no Parque da Juventude. O destaque de domingo, dia 5, às 11 horas, é a apresentação gratuita do violinista Ricardo Herz e quarteto, 3º lugar no 7º Prêmio Visa, conquistou o Prêmio Júri Popular do mesmo concurso. Completam a programação sete oficinas de lazer e cultura, ministradas tanto no sábado como no próprio domingo.

O show

No programa samba, choro e músicas do CD de estréia Violino Popular.  No palco, Ricardo mostra sua intimidade com o instrumento e o repertório. Depois de um ano intenso de trabalho na França, o jovem violinista Ricardo Herz, intérprete, compositor e arranjardor, retorna ao Brasil. Traz na bagagem um repertório renovado cheio de swing, canções de vários ritmos como baiões e xotes. O violinista possui um estilo pessoal de tocar e compor e continua fiel à música brasileira e a seus ritmos.

Ricardo Herz

Ricardo Steuer Herz começou estudar música aos 5 anos, com Maria Isabel Glasser Stach. Em 1987 passou a ter aulas de violino com Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda. Em 1993, integra a Camerata Fukuda e participa da gravação de CD com obras de Bach, no ano seguinte. Integrou importantes companhias como Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf, a Nova Filarmônica de São Paulo sob a batuta  de Paulo Rydlewski, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por Gil Jardim e a Orquestra Jazz Sinfônica, entre outras.

Ricardo conclui o curso de Bacharelado em Instrumentos na ECA/USP em dezembro de 1999. Na seqüência, parte para exterior a fim de se especializar em violino-jazz na Berklee College of Music, direcionando seus estudos para a música popular. Nesta escola desenvolveu, paralelamente, estudos da teoria musical jazzística, voltada para improvisação e a composição popular. Participou do CD de vários artistas, como Fortuna, Giana Viscardi, Danilo Moraes, Ricardo Teté, Tons e Sons do Brasil junto com o Zimbo Trio e Yamandu Costa sob a regência do maestro Amilson Godoy, entre outros.

Foi finalista do 7º Prêmio Visa de Música Brasileira – Instrumental, conquistando o Prêmio Júri Popular e 3º Colocado do Júri Oficial.

Em 2004, lançou seu primeiro CD solo, acompanhado de Ari Colares, Edu Ribeiro, Dino Barioni, Natallino Neto, Heloisa Fernandes, Fernando do Cavaco, Zezinho Pitoco e Zé Luiz Nascimento. A direção musical ficou a cargo de Hamilton de Holanda, que também participa tocando “É” de Gonzaguinha. O CD teve também a participação de Dominguinhos.

O Projeto

Uma iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude, a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

São nove oficinas ministradas: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, além de Yoga e Tai Chi Chuan. As sete primeiras acontecem aos sábados, domingos e feriados, disponibilizando mil vagas por dia. Já as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan são realizadas de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

Oficinas

Contador de Histórias: não serão apenas as crianças que mergulharão no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participarem das atividades também poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias. A intenção é que, no final do ano, muitos jovens estejam fazendo a alegria dos freqüentadores, com suas criações e performances.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalhará a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Dança: três modalidades são trabalhadas: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalhará questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, que podem até ser recuperadas durante as oficinas. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos partipantes.

Serviço:

Projeto Viver no Parque

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª e 5ª) e Tai chi chuan (4ª e 6ª): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer