Lazer: Projeto “Viver no Parque” traz orquestra Jovem Tom

Está é a primeira vez que uma orquestra se apresenta no Parque da Juventude

dom, 12/11/2006 - 9h20 | Do Portal do Governo

Realizado nos finais de semana o projeto Viver no Parque prossegue com inúmeras atividades no Parque da Juventude. O destaque de domingo (12), às 11 horas, é a apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob a regência do maestro Roberto Sion. Está é a primeira vez que uma orquestra se apresenta no Parque da Juventude e os moradores da zona norte poderão apreciar um repertório formado por obras de Tom Jobim entre outros compositores brasileiros. Vale lembrar que além do concerto, o projeto oferece 2 mil vagas em oficinas gratuitas de lazer tanto no sábado como no domingo, durante todo o dia.

Orquestra Jovem Tom Jobim

Formada por 43 músicos bolsistas do Centro de Estudos Tom Jobim com idade entre 13 e 25 anos, a Orquestra Jovem Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, para o jovem músico brasileiro. Objetiva o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, e a pesquisa e a experimentação musical. Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (pianos, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), faz dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música. Estreou no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já se apresentou com artistas de diferentes estilos da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

Roberto Sion – Regente

Um do mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion, além de saxofonista, flautista e clarinetista, é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira (Bossa Nova e Samba), fazendo um estilo que seria sua marca registrada. Iniciou-se no piano aos 5 anos e, aos 8, no saxofone, clarinete, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório  Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music, aprofundando seus conhecimentos de arranjo e improvisação e aperfeiçou-se no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador e estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter. Tem em seu currículo sete álbuns e apresentações como solista nos Estados Unidos, Japão e Israel., além de vários países europeus. Desde 1998, atua no Centro Tom Jobim como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim. Atualmente exerce também a função de professor de Prática de Big Band.

João Linhares – Regente assistente

Radicado há seis anos em São Paulo, João Linhares é um músico completo. Estudou violão, violoncelo, canto e composição na Universidade Federal da Paraíba, o que o tornou um compositor que funde os conhecimentos musicais universais com as suas raízes nordestinas, da qual se mostra um poeta nato e pesquisador dedicado. Foi premiado em festivais paraibanos de música popular e venceu também o 1º Circuito Paulista de Festivais, em 2001. Escreveu trilhas para teatro, vídeo e dança. Participou da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo como violoncelista e arranjador. Integra, atualmente, a Orquestra Jovem Tom Jobim, da ULM, na função de Regente Assistente.

O Projeto

Fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

São nove oficinas ministradas: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, além de Yoga e Tai Chi Chuan. As sete primeiras acontecem aos sábados, domingos e feriados, disponibilizando mil vagas por dia. Já as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan são realizadas de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

Oficinas de sábado e domingo

Contador de Histórias: não serão apenas as crianças que mergulharão no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participarem das atividades também poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias. A intenção é que, no final do ano, muitos jovens estejam fazendo a alegria dos freqüentadores, com suas criações e performances.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalhará a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Dança: três modalidades são trabalhadas: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalhará questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, que podem até ser recuperadas durante as oficinas. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Oficinas de terça a sexta-feira

Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

Serviço:

PROJETO VIVER NO PARQUE

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos,  das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Apresentação Orquestra Jovem Tom Jobim 12/11, às 11h00

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br