Lazer: Projeto Viver no Parque oferece aulas grauitas de yoga e tai chi chuan

Será a partir desta terça-feira, dia 5

seg, 04/09/2006 - 21h35 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira (5), o projeto Viver no Parque, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer oferece aulas gratuitas de Yoga e Tai Chi Chuan, de terça a sexta, no Parque da Juventude. A novidade faz parte da segunda fase do projeto que promove inúmeras atividades no local, também aos finais de semana e feriados, como oficinas culturais e de lazer, shows e  animações performáticas.

  As aulas de Yoga acontecem de terça e quinta, das 9 às 10 horas, enquanto Tai Chi Chuan, às quartas e sextas-feiras, no mesmo horário. São 20 vagas em cada atividade. Para participar basta comparecer ao local.

  Fruto da iniciativa da Secretaria da Juventude em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto tem por objetivo dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

  Nos finais de semana e feriados são sete oficinas: Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, disponibilizando mil vagas por dia. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

  Nesta 2ª. edição as atividades foram ampliadas a fim de dar ao público a possibilidade de se desenvolver através de elementos diversos. As atividades possibilitam a experimentação e o contato com diversas linguagens, técnicas e idéias, estimulando a capacidade dos participantes de interferir e interagir, podendo inclusive contribuir para a redução da violência por meio de mudanças nas relações inter-pessoais e coletivas, priorizando a cooperação e a solidariedade no lugar do individualismo.

  Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

  Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos partipantes.

SERVIÇO

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 20 vagas por dia, das 9h às 10h.

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00; e das 14h30 às 17h30.

Inscrições gratuitas na hora

Local: Parque da Juventude: Av. Zaki Narchi, 1309–Santana – Metrô Carandiru

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer

C.A.