Lazer: Projeto “Viver no Parque” oferece 1.200 vagas gratuitas para todas as idades

São cinco oficinas, de manhã e à tarde, com 60 vagas cada

sex, 24/03/2006 - 19h45 | Do Portal do Governo

Para quem procura atividades de lazer gratuitas nos finais de semana, o Parque da Juventude tem boas opções para todas as idades. Sempre aos sábados e domingos, funciona no local o projeto “Viver no Parque”, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. São cinco oficinas, de manhã e à tarde, com 60 vagas cada,  no total são oferecidas 1200 vagas gratuitas por mês. Há Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Vem Dançar e Arte Sucata. As inscrições são feitas na hora. Depois de todas essas atividades, os visitantes podem ainda andar de bicicleta e descansar debaixo de árvores, algumas, remanescentes da Mata Atlântica.

Realizado em convênio com a Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, o Projeto Viver no Parque oferece inúmeras atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos moradores da região que freqüentam o Parque, a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. A expectativa é que o projeto atenda cerca de 20 mil pessoas, nos quatro primeiros meses de realização, entre janeiro e abril.

Por meio destas vivências, os jovens têm um contato mais estreito com diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias, ajudando a desenvolver sua capacidade de interferir e interagir. “A idéia é despertá-los para uma nova postura perante a sociedade, orientar o desenvolvimento pessoal de cada participante e permitir que descubram um novo caminho nas atividades culturais, contribuindo, assim, para a redução da violência”, comenta o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer Lars Grael. No Parque também serão realizadas campanhas para doação de sucatas, livros, vasos, entre outros materiais que serão utilizados nas atividades posteriores. “Trata-se de uma forma de estimular o espírito de solidariedade, contribuir para a formação e aprimoramento dos participantes, além de colaborar para o surgimento de novos talentos”, observa Grael.

 

Oficinas

Contador de Histórias: Crianças e adolescentes mergulharão no mundo mágico das histórias e poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Noções de Jardinagem: As noções sobre jardinagem ajudarão no processo de conscientização dos jovens na manutenção dos espaços verdes do Parque. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Recreação Circense: Serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, desenvolvendo a expressão corporal.

Vem Dançar: Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporcionará, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Arte Sucata: Noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

SERVIÇO

PROJETO VIVER NO PARQUE

05 oficinas de lazer e cultura: 60 vagas em cada uma e em cada turno

Horários: sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h – domingos, das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Inscrições gratuitas na hora

Local: Parque da Juventude: Av. Zaki Narchi, 1300 – Santana. Metrô Carandiru

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.assaoc.org.br

C.A.