Lazer: Projeto Viver no Parque apresenta concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado

Maestro Marcos Sadao Shirakawa regerá o grupo formado por 70 músicos

ter, 28/11/2006 - 16h35 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque traz neste domingo (03/11), às 11 horas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, no Parque da Juventude. O maestro Marcos Sadao Shirakawa regerá o grupo formado por 70 músicos.

O programa primoroso inclui Kirkpatric Fanfare, de Andrew Boysen Jr; Abertura 1812, de P.I. Tschaikowsky; Second Suíte for Band, de Alfred Reed; Barnum, de Cy Coleman. Completam o repertório, três obras de Ary Barroso: Na Baixa do Sapateiro, No Rancho Fundo e Aquarela do Brasil. Vale lembrar que além do concerto o projeto Viver no Parque promove sete oficinas de lazer e cultura, ministradas tanto no sábado como no próprio domingo, a partir das 9 horas.

Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo

Formada por 70 músicos bolsistas, a banda foi criada em 1993 sob a regência de Mônica Giardini, objetivando a profissionalização. Em 13 anos de atividades, vem executando arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para Banda Sinfônica, inserindo obras do repertório popular. Participou de importantes eventos tanto na capital como no interior do Estado. Atuou em óperas e poemas sinfônicos, executou obras de Rick Wakeman, a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados recebeu o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. Seu regente assistente é Marcos Sadao Shirakawa.

O PROJETO

Fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude, a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

São nove oficinas ministradas até o início do de 2007: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, além de Yoga e Tai Chi Chuan. As sete primeiras acontecem aos sábados, domingos e feriados, disponibilizando mil vagas por dia. Já as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan são realizadas de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

PROJETO VIVER NO PARQUE

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br

Da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer