Lazer: Pholia no Memorial homenageia os 100 anos do frevo

Pholia no Memorial abre oficialmente o calendário carnavalesco de São Paulo comemorando os 100 anos do frevo

sáb, 10/02/2007 - 13h20 | Do Portal do Governo

A 17ª edição do evento, que desde o ano passado chama-se Pholia no Memorial, acontece neste sábado e domingo (10 e 11/02), com a participação de 13 blocos e encerramento a cargo do frevo do Recife. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e a Escola de Frevo do Recife vão encerrar o Pholia no Memorial, no domingo, às 20h, com o apoio da Prefeitura de Recife.Muito populares em Pernambuco, os dois grupos somados reúnem 40 integrantes, entre instrumentistas e dançarinos. Eles vão “puxar” o povão pela esplanada do Memorial em homenagem aos 100 anos do Frevo, comemorados em 9 de fevereiro.

Os organizadores do Pré Carnaval de São Paulo esperam reunir nos dois dias do evento um público rotativo de 60 mil pessoas. Há comodidades como banheiro químico, posto médico e praça de alimentação. A entrada para o público é gratuita, sendo solicitada (mas não obrigatória) a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa, destinado a entidades beneficentes. Para participar em alguns dos blocos é necessário comprar o abadá.

Esta é a segunda vez que o Pholia acontece no Memorial. Como no ano passado, os blocos carnavalescos desfilam por um circuito oval de aproximadamente 300 metros, ladeado por arquibancadas e camarote – um verdadeiro Pholiódromo. Ao contrário de outros desfiles pela cidade, no Memorial cerca de 20 mil foliões de 11 blocos brincarão sem a obrigação de vencer uma competição. Esse “detalhe” faz toda a diferença, pois os participantes só querem brincar sem compromisso.

Uma das novidades será a participação da comunidade boliviana. Neste sábado (10/2), às 19h, desfilarão três “fraternidades” bolivianas. São grupos de imigrantes bolivianos radicados em São Paulo que se fantasiam segundo as tradições de seu país e dançam a Morenada. Outros destaques são o Grito da Noite, de Santana do Parnaíba, com seus tradicionais cabeções, e a caçula Escola de Samba Acadêmicos de São Paulo, formada por universitários principalmente da USP.

Abertura oficial do calendário carnavalesco de São Paulo, Pholia no Memorial é um evento promovido pelo Memorial da América Latina em parceria com a Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo. Conta com o apoio da São Paulo Turismo e da Prefeitura de São Paulo.

Blocos participantes do Pholia no Memorial:

Sábado (10/02):

15h – Unidos do Abaeté – Fundado em 2000, se apresenta pela segunda vez no Pholia. O bloco é formado por moradores do Parque Tietê, na Zona Norte e vem com 800 integrantes e uma bateria formada por 45 ritmistas.

16h – Barracão dos Sonhos – Pela 4ª vez o bloco formado pela ONG Barracão dos Sonhos – que desenvolve trabalho de arte e educação com crianças carentes – desfila no Pholia. Serão cerca de 150 pessoas, entre moradores da favela Paraisópolis e do Morumbi.

17h – A Bruxa Tá Solta – Fundado em 31/10/2003, o bloco se apresenta pela segunda vez no Pholia, com 2.000  foliões e 80 ritmistas ( bateria própria ).Criado por jogadores, torcedores e simpatizantes do tradicional time de futebol de salão Magia Futsal Z/N.

18h – Med Pholia – Bloco formado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP e funcionários da área de saúde do Hospital das Clínicas, fundado em 2003. A organização é da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz e participa do Pholia pela quarta vez. Desfila com 1.000 foliões e bateria própria com 45  ritmistas.

19h – Fraternidades Bolivianas – Cerca de 250 imigrantes bolivianos, com trajes e instrumentos típicos, vão cantar e dançar seus ritmos tradicionais, como as Morenadas.

20h – Grito da Noite – Tradicional bloco de Santana do Parnaíba, participa pela segunda vez do Pholia. Desfila com os veteranos e a nova geração, trazendo as tochas e os famosos Cabeções.

20h30 – Escola de Samba Flor de Liz

Domingo (11/02):

15h – Bloco Alegria da Área – Sediado no km. 19 da Rodovia Raposo Tavares, o Bloco Alegria da Área há 5 anos é uma extensão do Projeto Cultural Clube do Partido Alto. Com 300 componentes, comemorará no Memorial os 150 anos de Cotia, município da região.

16h – Bloco do Pipoca – Fundado na década de 90, foi criado por amantes do samba da Zona Norte, entre eles o sambista Marcelo Pipoca ( X-9 Paulistana ). Suas festas durante o ano costumam ser muito animadas, com a participação de famosos sambistas como Luiz Ayrão e Teresa Gama. O bloco virá com 800 foliões; os 50 ritmistas e intérprete serão da X-9 Paulistana.

17h – Unidos da Melhor Idade – O bloco participa do Pholia desde 1996. Formado por foliões da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade – São Paulo, virá com 800 integrantes todos com idade acima de 50 anos. Dentre as atrações do desfile, o Corso e a Embaixada do Samba Paulistano.

18h – G.R.C.S.E.S Acadêmicos de São Paulo – Primeira Escola de Samba Universitária do Brasil, fundada no aniversário de São Paulo de 2006, é formada por estudantes, pesquisadores,  professores, ex-alunos da USP, Unicamp, Mackenzie, Cásper Líbero, Unesp, Universidade Nove de Julho, dentre outras que estão aderindo ao movimento, além de artistas e comunidades do mundo do samba. O enredo de 2007 conta as diferentes épocas do carnaval brasileiro desde a chegada dos entrudos portugueses, mostrando as influências francesa e italiana, até o Carnaval atual.

19h – G.R.C.S. Bloco Carnavalesco Inajar de Souza – Bloco fundado em 2005, fez sua estréia no Pholia em 2006. Formado por simpatizantes do time de futebol Inajar de Souza e a comunidade de Divinéia, vem para o Pholia com 2.000 integrantes  e bateria própria com 100 ritmistas sob o comando do Mestre Fernando Carlos ( Pelé ).

20h – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e dançarinos da Escola de Frevo do Recife – Com coreografias sincronizadas, figurino colorido e muitos improvisos, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério tem o peso de ser considerada a melhor do Recife.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(R.A.)