Lazer: Parque Estadual Fontes do Ipiranga oferece atividades e cursos gratuitos

Mais de cem opções de lazer e saber destinam-se a pessoas de todas as idades

ter, 06/06/2006 - 16h29 | Do Portal do Governo

Mais de cem atividades gratuitas aguardam a população no Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi), no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro do Jabaquara. O local abrigava a antiga unidade da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) Imigrantes. Lá, o espaço é de toda a família. Há cursos profissionalizantes, atividades culturais, de lazer, além da oportunidade de colocar a documentação em dia, no Centro Integrado da Cidadania. A população tem a possibilidade de utilizar gratuitamente a Internet, pelo Acessa São Paulo, para trocar mensagens por e-mail, enviar currículos ou consultar sites.

Para quem está desempregado, cursos como os de cabeleireiro, manicure, padaria e culinária proporcionam formas alternativas de independência financeira. O Centro Paula Souza promove aulas de informática e telemarketing de segunda-feira a sábado. O Senac oferece educação para o trabalho para jovens de 15 a 24 anos, de segunda a sexta-feira. Nas últimas semanas do curso, realizam estágios em empresas, entre as quais a Coca-Cola, que patrocina o programa. As opções de esporte e lazer abrangem vôlei, natação, judô, atletismo, futsal, street dance, handebol, ginástica olímpica, futebol, skate. Além disso, há ginástica e vôlei para a terceira idade, todos os dias, inclusive aos domingos.

Casa do Adolescente 

De quarta-feira a sábado, das 21 às 2 horas da manhã, os interessados podem participar da Noite Esportiva, coordenada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Crianças a partir de três anos de idade têm à disposição a brinquedoteca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A meninada participa de atividades recreativas, de artes plásticas, dança e música, com direito a lanche e orientação dos monitores.

Canto, coral, aulas de violão, percussão, banda marcial, teatro, instrumentos de sopro, artesanato, artes plásticas, dança, Projeto Guri, Projeto Joaninha, com o Ballet Stagium, são outros cursos da área cultural.

Na Casa do Adolescente, instalada recentemente, os jovens encontram profissionais capacitados para sanar dúvidas sobre sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis ou outros assuntos, com atendimento individual ou nos grupos que participam de palestras e discussões. Para aproveitar bem as opções de serviços que o Pefi oferece, as famílias devem se informar no local sobre os horários e datas mais apropriados. Os cursos vão de segunda-feira a sábado e as atividades esportivas são

SERVIÇO

Quadro de atividades está disponível no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Pefi, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes – Jabaquara – Tel. (11) 5588-4797 / 4372

Cique para mais informações

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social