Lazer: Parque Alberto Löfgren comemora 111 anos de existência com atividades no sábado e domingo

Exposição de fotos, mostra de vídeos ambientais e atividades recreativas fazem parte da programação

sex, 09/02/2007 - 14h22 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal de São Paulo, estará completando, no próximo sábado, 10/02, 111 anos de existência. No sábado e no domingo (11/02), no Núcleo de Educação Ambiental e Estação Vida, estão programadas atividades comemorativas, que incluem exposição de fotos, mostra de vídeos ambientais, atividades recreativas para confecção de cartão do aniversário do Parque e exibição do “Projeto Semear” da Polícia Militar Ambiental.

Localizado no sopé da Serra da Cantareira, o Parque foi criado em 1896, no local onde existia uma fazenda, o Engenho da Pedra Branca. Seu primeiro diretor foi o botânico sueco Alberto Löfgren, que trouxe para São Paulo diversas espécies vegetais, desenvolvendo o estudo e a produção de mudas e sementes.

Apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência não só para a população da Zona Norte da capital, como para todos os paulistanos. Ocupa uma área de 174 hectares, dos quais 32 são destinados ao uso público, servindo como local de lazer, recreação e educação ambiental, oferecendo ao visitante um contato direto com a natureza, através da rica fauna e flora que abriga.

A entrada do Parque fica à Rua do Horto, 931, bairro Horto Florestal.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(R.A.)