Lapa ganha novo posto de coleta de pilhas e baterias usadas

Estação Ciência passa a receber material a fim de encaminhar para programas de reciclagem, evitando a contaminação do solo

qui, 31/01/2008 - 17h21 | Do Portal do Governo

O bairro da Lapa está ganhando na Estação Ciência uma opção para o descarte correto e ecológico de pilhas e baterias usadas. A partir de fevereiro, o centro interativo de ciências passa a ser um ponto de coleta desses materiais, em uma parceria com os programas USP Recicla e Papa-Pilhas, do Banco Real. Os interessados em contribuir com uma destinação saudável para esses materiais precisam apenas trazer as baterias e depositá-las na urna localizada na porta de entrada da Estação. Periodicamente a urna será esvaziada pelas equipes do Papa-Pilhas, que encaminharão o conteúdo para reciclagem e descontaminação.

A Estação Ciência está localizada na rua Guaicurus, 1394, e funciona de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana das 9h às 18h.

Sobre o programa

O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plásticos, vidros, alumínio, ferro e outros materiais, mas reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é tão freqüente.

O Papa-Pilhas se encarrega da reciclagem – feita por uma empresa especializada e licenciada – buscando uma adequada disposição desses materiais, cujos resíduos tóxicos representam um risco ao meio ambiente e à saúde publica. Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais. Os metais pesados existentes em seu interior não se degradam e são extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente. Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece.

Como é feita a reciclagem

As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes.

Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.

Da Estação Ciência

(L.F.)