Lançamento: Imprensa Oficial e Funarte lançam o livro Camargo Guarnieri: o tempo e a música

Evento acontece no Palácio Capanema, nesta quarta-feira, dia 23

qua, 23/05/2001 - 16h52 | Do Portal do Governo

Evento acontece no Palácio Capanema,
nesta quarta-feira, dia 23

Será lançado nesta quarta-feira, dia 23, o livro Camargo Guarnieri: o Tempo e a Música, editado pela Funarte e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), às 18h30, no Palácio Capanema, na Rua da Imprensa,16. O lançamento contará com a presença do músico Flávio Silva, organizador da obra, um dos mais completos documentos sobre a vida e a obra do compositor. Com 700 páginas, o livro reúne textos e depoimentos de pessoas que conviveram com Guarnieri e entraram em contato com sua obra e processo de criação, além de um rico material iconográfico do acervo da família do compositor, recém-doado ao Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Entre outros assuntos abordados no livro, a pesquisadora Maria Abreu discorre sobre a personalidade do compositor, a sua relação com personalidades como Mário de Andrade, o maestro Lamberto Baldi e o grande maestro Arturo Toscanini. Já o compositor Oswaldo Lacerda fala sobre o professor Camargo e reproduz depoimentos de outros alunos célebres, como Almeida Prado.

Flávio Silva, diretor de música da Funarte, foi chamado para concluir o projeto iniciado em 1986, quando o musicólogo Vasco Mariz sugeriu ao compositor e diretor do extinto Instituto Nacional de Música na Funarte, Edino Krieger, a edição de um livro em homenagem a Camargo Guanieri que, no ano seguinte, completaria 80 anos. Além de colaborar com alguns textos, Flávio Silva revisou todo o catálogo de obras que, em sua primeira versão, continha muitas falhas: ‘a maioria dos estudos foi encomendada antes do falecimento do compositor; seus autores trabalharam em total independência uns dos outros e decidiram como organizar os textos a eles confiados’, lembra Silva. Hoje, ‘Camargo Guarnieri: o Tempo e a Música’ está pronto para servir ‘como um precioso material de referência, de estudo e de divulgação de sua obra monumental’, comemora Edino Krieger.