Lançamento do milésimo título marca 20 anos da Edusp

Título Épicos, em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado, é o primeiro volume da Coleção Multiclássicos

ter, 18/03/2008 - 14h15 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações dos vinte anos de atividade editorial, a Edusp lança Épicos – em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – o primeiro volume da Coleção Multiclássicos, concebida e organizada por Ivan Teixeira. O livro é o milésimo título publicado pela Edusp e será lançado durante a festa de aniversário, no dia 25 de março, no auditório da Fiesp (Avenida Paulista, 1313), partir das 19 horas. 

Épicos apresenta os textos mais representativos dessa tradição. O primeiro é Prosopopéia, de Bento Teixeira, que narra o início da colonização portuguesa no Brasil, produzindo um resumo poético da fundação de Pernambuco. O poema seguinte é O Uraguai, de Basílio da Gama, que satiriza a civilização jesuítica e constrói uma insinuante narrativa sobre a incorporação de terras do Rio Grande do Sul aos domínios portugueses no Brasil. O mais ambicioso poema do volume talvez seja Caramuru, em que Frei Jo sé de Santa Rita Durão apresenta uma síntese poética de toda a história do país, desde a descoberta até a criação do primeiro Governo Geral, na Bahia. Em forma de profecia, narra também a invasão holandesa a Pernambuco. Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa, reconstrói discursos sobre a fundação da cidade na época da mineração, no momento singular da Guerra dos Emboabas.

Em A Confederação dos Tamoios, Gonçalves de Magalhães, procurando uma dicção nobilitante para a cultura do Segundo Reinado, elabora um relato heróico sobre a participação dos índios na luta entre católicos e protestantes no Brasil, episódio de que resulta a fundação do Rio de Janeiro. O último poema do volume é I-Juca-Pirama, obra-prima do romantismo brasileiro, em que Gonçalves Dias compõe um combate imaginário entre Timbiras e Tupis, como condição para realizar uma admirável experiência formal e conceitual sobre os limites da poesia épica e sobre a ética prevista pelo código artístico desse gênero.

Depois de breve apresentação das idéias que norteiam a coleção, assinada por Ivan Teixeira, o volume traz longo e sistemático estudo sobre o gênero épico, escrito por João Adolfo Hansen, do Departamento de Letras da USP. Depois, seguem os seis poemas, cada um antecedido por ensaios escritos por especialistas. Além de conter a história editorial do poema em questão, cada ensaio apresenta uma revisão crítica de sua importância, em perspectiva histórica.

Os autores dos ensaios são os seguintes professores doutores e/ou livre-docentes, por ordem de aparecimento: Marcello Moreira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Ivan Teixeira, da ECA-USP e da Universidade do Texas em Austin; Berty Biron, pesquisadora formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (pucrj); Eliana Scotti Muzzi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); João Adalberto Campato Júnior, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Paulo Franchetti, professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No fim do volume, há um minucioso glossário, que esclarece dificuldades vocabulares, mitológicas, históricas e geográficas.

Nova coleção

“A Coleção Multiclássicos, em princípio, destina-se a todos os leitores que, preferindo edições sistemáticas e de alto padrão, desejem aprimorar seu contato com o acervo da tradição, aqui primordialmente representado por obras de literatura, de história, de moralidade, de política e de informação geográfica. […] A coleção almeja participar do processo de eliminação de duas conhecidas dificuldades no âmbito universitário brasileiro: agrupar textos importantes, com aparato crítico atualizado e de ótimo padrão, e institucionalizar uma forma adequada e moderna de veiculação de grandes autores da cultura humanística no Brasil”, escreve Ivan Teixeira na apresentação.

Cada volume conterá entre três e seis obras, que serão selecionadas pelo gênero de sua escritura. A abertura dos volumes terá sempre um ensaio inédito de estudioso de reconhecido mérito no gênero em questão. Cada obra literária será antecedida por um estudo particular, escrito por especialistas, com a relação histórica de suas edições e com os respectivos critérios editoriais.

O próximo volume da coleção terá romances da segunda metade do século XIX e deverá chamar-se Naturalistas.

O organizador

Ivan Teixeira é professor de Literatura Brasileira da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e da Universidade do Texas em Austin. Organizou e prefaciou diversas edições de clássicos da Literatura Brasileira. Escreveu Apresentação de Machado de Assis e Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp/Fapesp). Por este último, recebeu o Lasa Book Prize (EUA) e o Prêmio Jabuti, ambos em 2000.

Serviço:

Épicos – Coleção Multiclássicos

Organizador: Ivan Teixeira

Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

1224 páginas

R$ 120,00

(C.C.)