Lançado Projeto Universidade Cidadã

Iniciativa será coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

seg, 25/06/2001 - 18h01 | Do Portal do Governo


Iniciativa será coordenada pelo Fundo Social
de Solidariedade do Estado de São Paulo

Proporcionar uma aproximação maior das universidades com entidades da sociedade civil organizada para promoção da cidadania e prestação de serviços junto a comunidades carentes do Estado de São Paulo. Essa é a premissa do projeto Universidade Cidadã, lançado nesta segunda-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin. A iniciativa é uma parceria do poder público, por meio de várias secretarias estaduais, Procuradoria Geral do Estado e prefeituras, com universidades públicas e privadas, além da sociedade civil organizada. A coordenação do projeto está a cargo do Fussesp.

Na prática, alunos e professores universitários, iniciando pelo curso de Direito, vão atuar em ações concretas junto às comunidades carentes de todas as regiões do Estado, criando associações, cooperativas e promovendo serviços de cidadania, como cursos sobre direito do consumidor e meio ambiente, entre outras ações necessárias conforme a demanda de cada comunidade.

As grandes mudanças, enfatizou o governador Geraldo Alckmin, não são promovidas pelo Governo, mas pela sociedade civil organizada. ‘E este projeto é uma conjugação de esforços de vários níveis governamentais com entidades, universidades e a sociedade organizada’. Para Alckmin, a universidade é um caminho que aproxima o poder público das comunidades e os cursos de Direito atuam como promotores da cidadania.

Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo é rico, mas mantém, paradoxalmente, regiões de extrema carência social. Além da comunidade atendida, o trabalho universitário reflete em benefícios para o próprio estudante. ‘Nunca, em tão pouco tempo, amadureci tanto quanto no meu estágio de medicina realizado numa cidade do interior de Goiás’, revelou o governador.

‘Não podemos viver indiferentes às dificuldades alheias’, observou Maria Lúcia Alckmin, citando três preceitos do direito romano: viver honestamente, não ofender ninguém e dar a cada um o que é seu. Para ela, o projeto lançado vai desbravar espaços e oportunidades para afirmação desses valores.

Para o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, a implantação do projeto é uma vitória da cidadania. ‘O Brasil avançou muito nos últimos anos na diminuição da pobreza e da miséria, mas não conseguimos diminuir as desigualdades sociais’. O problema será diminuído, acrescentou, ‘somente quando tivermos o resultado das ações realizadas em âmbito educacional, pois a cidadania é conseqüência de uma sociedade que nasce da educação’.

Extensão para a área da Saúde

De acordo com Gabriel Chalita, conselheiro do Fussesp e coordenador do Universidade Cidadã, em cerca de três meses as ações serão estendidas para faculdades da área da Saúde, iniciando por Odontologia, Medicina e Enfermagem. Além disso, dentro de quatro meses o projeto vai promover encontros regionais. ‘Vamos checar em cada uma das regiões do Estado como o trabalho vem sendo desenvolvido’, comentou ele acrescentando que hoje cada participante ganhou uma cartilha explicativa sobre como desenvolver os trabalhos da Universidade Cidadã nas comunidades.

Chalita disse que o projeto já conta com a adesão de praticamente todas as 68 Faculdades de Direito do Estado. Dez delas, informou ele, foram convidadas para participar do projeto porque já desenvolvem trabalhos junto à comunidade local. ‘E todas foram unânimes em aderir de imediato’, disse.

Painéis e site na internet

Ao final do evento foram desenvolvidos quatro painéis simultâneos com a participação de diretores das Faculdades e Centros Acadêmicos de Direito, membros da Ordem dos Advogados, do Poder Judiciário, da Procuradoria Geral do Estado, além de secretários estaduais. Também foi lançado o site do projeto. Segundo Chalita, gradativamente com o site as faculdades poderão informar o tipo de trabalho que estão desenvolvendo, o reflexo dessas ações e, por conseqüência, multiplicar as ações para outras regiões de comunidades carentes do Estado.

O lançamento do projeto Universidade Cidadã teve apresentação da orquestra e do coral de crianças do Projeto Guri. O evento também contou com as presenças da presidente do Instituto de Solidariedade e conselheira da Fundação Mário Covas, Lila Covas; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Miguel Aidar; do presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman; da Procuradora Geral do Estado, Rosali de Paula Lima; do secretariado paulista, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, reitores, diretores de faculdades e professores universitários.


Foto 1 – Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, discursa durante o lançamento do Projeto Universidade Cidadã.
Foto 2 – Paulo Renato Souza, ministro da Educação; Walter Feldman, presidente da Assembléia Legislativa; Renata Covas; Lila Covas, presidente do Instituto Solidariedade; Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp; e governador Geraldo Alckmin.
Foto 3 – Vista do Auditório Ulysses Guimarães.
Foto 4 – Apresentação das crianças do Projeto Guri.