Lançado edital de licitação para desassoreamento do Tietê

O edital já foi publicado e a empresa selecionada deverá ser anunciada dentro de 60 dias

sáb, 13/10/2007 - 13h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), deverá investir R$ 1,5 milhão na remoção de 27 mil metros cúbicos de sedimentos depositados na foz dos rios Aricanduva, Cabuçu de Cima, Tiquatira Novo e Tamanduateí.

Esse volume é equivalente à carga de 1.800 caminhões basculantes. O edital de licitação já foi publicado e a empresa selecionada deverá ser anunciada dentro de 60 dias.

“Esses são pontos importantes na calha do rio Tietê, que recebem um grande volume de sedimentos carreados pelos quatro afluentes, e sua remoção é fundamental para garantirmos a capacidade de vazão do Tietê”, destaca Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE.

Piscinão Portuguesinha – Teve início hoje, 10 de outubro, o processo de licitação para limpeza e desassoreamento do piscinão Portuguesinha, na bacia do córrego Pirajussara. O trabalho inclui também um trecho de 80 metros do córrego Ponte Alta e um trecho de 100 metros do córrego Poá.

Localizado no córrego Poá, junto ao quilômetro 273,5 da rodovia Régis Bittencourt, este piscinão tem capacidade para acumular até 120 mil metros cúbicos de água das chuvas, contribuindo para a redução de inundações nos bairros de Vila Santa Luzia, Jardim Três Marias, Parque Santos Dumont e Paço Municipal de Taboão da Serra. O piscinão foi entregue em outubro de 2003 e essa será a primeira limpeza realizada pelo DAEE.

O processo de licitação deve ser concluído dentro de 60 dias e a empresa que for selecionada removerá um total de 10,6 mil metros cúbicos de sedimentos, o equivalente à carga de 700 caminhões basculantes. O custo do trabalho está estimado em R$ 650 mil.

Do DAEE

(L.M.)