Laboratórios de Investigação do HC completam 40 anos

Existem mais de 200 estudos em andamento; entre eles, a vacina contra HIV e novas técnicas de transplante

sex, 13/11/2015 - 19h15 | Do Portal do Governo

Há 4 décadas, os Laboratórios de Investigações Médicas do HCFMUSP iniciaram trabalhos de pesquisas intensas na área da saúde. Hoje, são considerados líderes em todo o Brasil. Entre outros estudos, os laboratórios são responsáveis pelos testes da vacina contra o HIV e pelo desenvolvimento de novas técnicas de transplantes.

“Dentro do maior complexo hospitalar da América Latina, tem sido possível produzir conhecimento científico em todas as áreas da Medicina, promovendo prevenção de doenças, qualidade de vida e salvando vidas humanas”, afirma o diretor executivo, Geraldo Busatto Filho.

O contato diário com diferentes profissionais que atuam no Hospital, e com professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina, a dimensão humana do paciente e o progresso do tratamento médico constituem diretrizes fundamentais para a pesquisa desenvolvida nos Laboratórios.

Os grupos de pesquisa dos laboratórios ainda produzem anualmente mais de 1.600 artigos científicos introduzindo abordagens diagnósticas, terapêuticas e de prevenção inovadoras para as mais diversas condições médicas.  

Trajetória
Criado em 1975, de um convênio entre HC e FMUSP, os Laboratórios tem, entre as principais pesquisas do centro, os testes da vacina contra a Aids, questões relacionadas à saúde pública, como por exemplo impactos de poluição atmosférica sobre a saúde numa cidade como São Paulo. 

Também são desenvolvidos novos procedimentos cirúrgicos sofisticados como transplantes de fígado em crianças, por exemplo.

Nos projetos desenvolvidos são investigados doenças como leishmaniose, hepatite C, Alzheimer, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, asma, câncer de mama e de colo de útero, infarto do miocárdio, entre outras.

Do Portal do Governo do Estado