Laboratório em SJC realizará pesquisas de estruturas leves

IPT e Fapesp recebem recursos do BNDES destinados à iniciativa

qua, 18/06/2008 - 9h51 | Do Portal do Governo

Um laboratório de pesquisas e estruturas leves (material utilizado principalmente na indústria aeroespacial) será construído em São José dos Campos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 27,6 milhões, destinados ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), como parte do projeto.

O objetivo é que o novo laboratório, focado em projetos de inovação, torne-se núcleo de excelência de classe mundial no desenvolvimento e validação de tecnologias. Será instalado no Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos, espaço cedido pela prefeitura, também parceira do projeto. O financiamento do BNDES representa 30,5% do custo total de R$ 90,5 milhões. O restante virá da Embraer (que também atuará como empresa-âncora dos projetos iniciais), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do governo do Estado de São Paulo, da Fapesp e do IPT.

Diversas aplicações – As pesquisas deverão utilizar novas tecnologias de união, conformação mecânica e novos materiais. O intuito é reduzir o peso e o custo de estruturas equivalentes, fabricadas hoje basicamente com o alumínio.

Especialistas dizem que o desenvolvimento em pesquisa e estruturas leves traz resultados positivos e possibilidades de aplicação em diversos setores da indústria: automobilística, de autopeças, de petróleo e gás, naval, de geração e transporte de energia elétrica, da construção civil e de bens de capital.

Inicialmente, está previsto o desenvolvimento de quatro projetos de pesquisa científica para o setor aeronáutico, em um período de três anos. A equipe será composta por 47 pesquisadores da comunidade acadêmica, 24 engenheiros da Embraer e 23 pesquisadores do IPT.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)