Laboratório do Hospital das Clínicas da Unicamp recebe certificação

Selo de acreditação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica foi autorizado a espaço da Universidade Estadual de Campinas

ter, 07/08/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) concedeu, em julho, a Certificação de Acreditação Laboratorial PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) ao Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Trata-se da primeira área do espaço que recebe uma chancela de Acreditação de Qualidade, que reconhece procedimentos padronizados de qualidade desde a coleta até a liberação de laudos. Segundo a SBPC, em todo o Brasil, apenas oito laboratórios públicos detém Acreditação Laboratorial PALC e seis são instalados em hospitais universitários como o HC.

Vale destacar que, além de requisitos de eficiência e precisão, a Certificação de Acreditação Laboratorial PALC também promove um sistema de avaliação e gestão de riscos à segurança do paciente. Em linhas gerais, a conquista auxilia a unidade a desenvolver estratégias de otimização de insumos e ganho de produtividade profissional.

Segundo a biomédica Ana Lúcia Roscani Calusni, assistente técnica da direção de Patologia Clínica, o selo aprofunda o conhecimento dos procedimentos. “Com a avaliação, nós ampliamos nosso padrão de monitoramento das atividades laboratoriais do início ao fim, inclusive em outras áreas do hospital interligadas ao Laboratório de Patologia Clínica, como as unidades de internação, UTIs e emergência”, ressalta.

Adequações

O processo para a certificação com selo PALC começou no HC em 2014, quando foi possível atender às adequações necessárias nas diversas áreas do laboratório, por meio de uma auditoria. O plano de acreditação teve início em maio de 2017 e o parque tecnológico instalado foi decisivo para essa conquista.

Responsável pelo laboratório, o professor Magnun Nueldo dos Santos, reafirma a importância do suporte que uma unidade laboratorial tem em um hospital do porte do HC, que funciona 24 horas por dia, nos segmentos de hematologia, bioquímica clínica, microbiologia clínica, fisiologia clínica, imunologia, parasitologia clínica e líquidos biológicos. “Hoje, temos um padrão rigoroso de qualidade. Ter um laboratório acreditado demonstra o compromisso com a qualidade do serviço prestado”, explica.

De acordo com a diretora-técnica de Serviço Pré e Pós Analítico, Cristina Cobra Azevedo, a acreditação é um compromisso com a segurança do paciente. “Tem um grande significado a equipe trabalhar para o laboratório ser acreditado, além de ser um privilégio, já que o número de laboratórios com essa chancela é muito restrito em hospitais públicos”, afirma.