Krähenbühl encontra prefeito de Conchas

Encontro teve como objetivo definir a assinatura de convênios para construção de moradias populares nos municípios de Conchas e Itu

qua, 19/09/2007 - 11h43 | Do Portal do Governo

O  secretário  de  Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, recebeu ontem,  18,  o  prefeito  de  Conchas, José Oscar Pavan, e a deputada  estadual Rita Passos. A audiência teve como objetivo acertar os termos  de convênios que serão firmados para a construção de moradias nos municípios  de  Conchas  e  Itu,  por  meio  do  Programa de Parceria com Municípios.  A  data definida para a assinatura dos convênios é a próxima segunda-feira, 24 de setembro.

No  município  de  Conchas, serão edificadas 79 casas que abrigarão famílias  que  atualmente  vivem em áreas de risco, às margens da Rodovia Marechal  Rondon,  e  em  cortiços  no  centro  do  município,  que serão desativados. Os imóveis serão edificados em terreno, na Vila Seminário, e já  seguirão  o  novo  padrão  de  construção  da  CDHU,  que inclui três dormitórios  e  melhorias  estruturais  e de acabamento. O empreendimento será  realizado  pela  modalidade  Empreitada  Global,  pela  qual a CDHU repassa  os recursos  para  a  prefeitura,  que por sua vez, realiza uma licitação para contratação de empresa que executará a obra.

O  prefeito  José  Oscar Pavan aprovou o novo projeto. “É realmente muito  bom,  pois geralmente as famílias de baixa renda têm mais de cinco integrantes.  O terceiro dormitório é uma inovação mais do que necessária e  possibilitará  mais  qualidade de vida para os moradores. O secretário está  de  parabéns  pelas  mudanças  nas unidades habitacionais da CDHU”, declarou Pavan.

Já  no  município  de  Itu,  o  convênio  que será assinado prevê a construção  de 616 imóveis, no Bairro Jardim União. Do total de unidades, 226  casas  beneficiarão famílias que no momento residem em favelas e 390 serão  destinadas  à  população em geral, por meio de sorteio público. As casas  também  terão o novo padrão de construção da CDHU. A deputada Rita Passos  destacou  a  importância  da construção dessas moradias. “É muito importante  a  assinatura  desse  convênio para erradicação de favelas da cidade.  Voltaremos  na  segunda-feira  para  formalizar  o convênio, que poderá  sanar  de  uma vez problemas habitacionais do município e retirar pessoas de áreas de risco”, afirmou a deputada.

O Programa de Parceria com Municípios, que absorve o Autoconstrução (Habiteto)  e  outras  modalidades  adotadas para a edificação de moradia populares,  está  incorporando  diversas  inovações,  como  realização da infra-estrutura   com   recursos   do  Estado,  ênfase  na  regularização fundiária,  exigência  de  maior investimento na área social por parte do município  e autonomia para as prefeituras decidirem entre as modalidades de autoconstrução ou administração direta.

Da Secretaria Estadual de Habitação

(S.M.)