Krähenbühl encontra prefeito de Americana para definir prioridades do PAC

Encontro reuniu prefeitos e representantes de cidades da Região

qua, 25/04/2007 - 13h19 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, recebeu nesta terça-feira, 24, o prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior, juntamente com outros prefeitos e representantes de municípios da Região Metropolitana de Campinas. O encontro foi realizado na sede da pasta, em São Paulo, e teve como objetivo examinar os projetos que deverão receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Secretaria de Estado da Habitação está atuando junto ao Governo Federal para viabilizar a aplicação desses recursos em nosso Estado, principalmente na Região Metropolitana de Campinas. Para auxiliar na concretização dos projetos dos municípios, o secretário colocou a sua equipe técnica à disposição dos prefeitos para ajustá-los às exigências legais e processuais do Programa.

Durante a reunião de hoje, foram definidos os pleitos municipais que comporão a lista de projetos da Região Metropolitana de Campinas a ser entregue ao Ministério das Cidades, em um novo encontro. Em Americana, não há muitos problemas relativos à favelas, portanto a demanda habitacional será voltada a pessoas que não possuem casa própria. “É o caso do filho que se casa, constitui família e vai morar em uma edícula no fundo da residência dos pais, ou de pessoas que constróem de maneira precária uma moradia isoladamente. Não é concentração de favelas, são problemas pontuais”, explicou o prefeito Erich Hetzl.

Krähenbühl destacou a importância de se articular as ações dos municípios com as do Governo do Estado no sentido de elaborar uma intervenção eficaz. “É importante reunir e organizar os pleitos e entregar os projetos unificados. Há uma preocupação grande em atender as prioridades da população, que estão sendo muito bem colocadas por todos os prefeitos”, comentou.

O secretário ressaltou ainda que a atual linha de ação da Secretaria está dando ênfase à regularização fundiária e à urbanização e vai concentrar a maior parte de suas intervenções nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e na Baixada Santista, sem no entanto deixar de atender as necessidade por novas moradias.

No final do encontro, o prefeito fez uma avaliação positiva dos trabalhos. “Apresentando nossos projetos. Aproveitando essa manifestação fantástica do etário em buscar alternativas e soluções, juntamente com a CDHU e a Caixa Econômica, posso afirmar que está havendo um entrosamento muito bom. Nós estamos felizes com isso”.

Da Secretaria da Habitação