Krähenbühl aposta na integração das áreas de habitação e saneamento

Secretário quer unir esforços para combater o déficit habitacional

ter, 15/05/2007 - 15h38 | Do Portal do Governo

O  secretário  da Habitação, Lair Krähenbühl, participou nesta segunda-feira, 14,  do encontro Política Olho no Olho, promovido pelo  Sindicato  da Habitação (Secovi), na sede do órgão, onde a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, e o presidente da Sabesp,  Gesner José de Oliveira, fizeram palestras sobre o trabalho que  estão desenvolvendo.

Krähenbühl ressaltou a importância da integração entre as  Secretarias  da  Habitação e de Saneamento e Energia no sentido de desenvolver  ações conjuntas como, por exemplo, na preservação das represas Billings e Guarapiranga e também na Baixada Santista.

O  secretário está  empenhado em unir esforços e promover ações  integradas  com  outras  secretarias e com a iniciativa privada para combater o déficit  habitacional  e garantir melhores condições de vida a famílias que vivem em condições precárias em ocupações irregulares, áreas de  preservação  ambiental  e  áreas  de  risco. 

A Secretaria da Habitação pretende,  inclusive,  viabilizar  projetos  dos municípios com recursos do Programa  de  Aceleração  do  Crescimento  (PAC) para realizar intervenções prioritárias. 

“Estamos  fazendo  nosso  papel,  orientando  e  ajudando os municípios”, comentou o secretário.Krähenbühl  aproveitou a oportunidade e convidou os empresários presentes a  apresentarem  projetos  de moradias populares para região central de São Paulo,  que se enquadrem no Programa Habitacional de Integração (PHAI).

Ele anunciou  que  nos  próximos  60  dias serão divulgadas as condições para a iniciativa privada participar do programa.O  PHAI  foi  lançado  recentemente  pelo  governador  José Serra e tem o objetivo  de  facilitar  a  aquisição  da  casa própria próximo ao local de trabalho ou residência de servidores públicos ativos.

O programa, realizado por meio de parceria entre as Secretarias da Habitação, de Gestão Pública e o  Banco  Nossa Caixa, está com inscrições abertas para 721 apartamentos no bairro do Sacomã e, na segunda fase, financiará moradias para servidores no centro da Capital.

Da Secretaria de Habitação