Karatecas da Fundação Casa buscam classificação para o Pan

Projeto Karatê na Casa pretende levar 40 atletas para a competição da modalidade

qui, 05/06/2008 - 11h50 | Do Portal do Governo

Medalha de ouro em Santa Catarina e o primeiro lugar na Copa Cotia de Karatê, no mês passado. Esses resultados foram conquistados por um atleta de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa na Fundação Casa, em Ribeirão Preto. E são mais um incentivo aos componentes da equipe de karatê da instituição, que busca classificação para disputar o pan-americano da modalidade, que acontece em julho, no Ibirapuera, em São Paulo.

“Estamos treinando de segunda a sexta-feira, sem interrupção, três horas por dia, para conseguir o índice para a competição”, disse o empolgado professor Eduardo Michelin. Segundo ele, o jovem ganhou a nova medalha de ouro na modalidade Shiai Kumite (faixa amarela), na competição que ocorreu no dia 18 de maio, em Cotia.

Participaram do torneio 16 atletas que fazem parte do Projeto Karatê na Casa, desenvolvido pelo professor. Nos dias 15 e 16 de junho, eles participarão de mais um campeonato em Araras. Entre os integrantes da equipe, 12 são internos das unidades Ribeirão Preto, Rio Pardo e Sertãozinho, três são funcionários e um é voluntário. Além de ouro, eles obtiveram medalhas de bronze na competição.

Para o Pan, Michelin pretende levar 40 karatecas, entre internos e funcionários da Casa. A expectativa do professor é de que, com a conquista de boas colocações na competição, os jovens tenham oportunidade de pleitear a bolsa atleta, oferecida pelo governo federal. “Eu aposto na competência dos meus atletas”, afirma. Até agora, a equipe do projeto conseguiu acumular um total de 59 medalhas (dez de ouro, 13 de prata e 36 de bronze) em 15 campeonatos – 12 estaduais e três nacionais.

Projeto – Há mais de um ano, o professor percebeu que, além de trabalhar como coordenador de equipe na Fundação Casa, em suas horas vagas, poderia fazer algo mais para os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nas unidades. Por isso, montou o Projeto Karatê na Casa.

Já no primeiro mês de funcionamento, observou que seus alunos tinham potencial para se tornar vencedores, tanto na vida como no esporte. Logo, conseguiu montar uma equipe, composta por internos e funcionários, para competir em campeonatos estaduais e nacionais.

Da Fundação Casa

(M.C.)