Juventude é tema da conferência que deve reunir cerca de 1.500 pessoas em SP

Evento será realizado no fim de semana e terá cobertura jornalística on-line feita pelos próprios jovens

sex, 28/03/2008 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Capital paulista recebe, entre os dias 29 e 30 de março, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com a participação de cerca de 1.500 pessoas de todo o Estado para debater um só tema: os jovens paulistas. O local é mais do que adequado: o Parque da Juventude, em Santana, zona norte de São Paulo, que substituiu o Complexo Penitenciário do Carandiru, demolido pelo Governo em 2002.

Este grande encontro de jovens está sendo realizado por uma Comissão Organizadora Estadual com o apoio da Coordenadoria de Programas para a Juventude, órgão ligado à Secretaria de Relações Institucionais.

Grupos de jovens de todas as regiões da capital se preparam para integrar a equipe da Agência Jovem de Notícias, responsável pela cobertura jornalística do evento.

O site da Agência entrou no ar hoje, em www.juventude.sp.gov.br.

O primeiro evento desse tipo no Estado já é um sucesso. Conseguiu mobilizar quase 5.000 jovens, entre representantes da sociedade civil organizada e gestores do poder público, que participaram de 18 pré-conferências regionais.

Nelas foram eleitos 1.126 delegados para a etapa estadual, além de aprovada uma série de desafios e propostas sobre os mais variados assuntos que tocam fundo na vida dos quase 11 milhões de paulistas com idade entre 15 e 29 anos.

O que pensam sobre trabalho, família, educação, cultura, saúde, lazer, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável do planeta vai fluir das mentes desses delegados e delegadas durante os trabalhos dos grupos. De lá sairão, no domingo, as 21 propostas oficiais do Estado de São Paulo, além dos 200 delegados que representarão a juventude paulista na I Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, entre 27 e 30 de abril.

De acordo com a Coordenadora Estadual de Juventude Mariana Montoro Jens, organizar a conferência foi trabalhoso, mas recompensador. “Nos empenhamos especialmente em estimular a realização das conferências regionais. O objetivo era incluir, de maneira democrática, todas as regiões do Litoral e do Interior no debate e nas decisões”, explica.

Nos intervalos, os delegados e delegadas poderão se divertir com uma série de manifestações culturais, artísticas e desportivas. De jogos de damas humanos a artistas circenses e maracatu, o Parque da Juventude vai ser palco de todo tipo de arte livre. O programa Acessa São Paulo e seus 115 computadores também abrirão as portas para que os participantes tenham acesso gratuito à internet.

Além da Secretaria de Relações Institucionais, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de São Paulo conta com o apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Turismo, da Cultura, da Gestão Pública e do Desenvolvimento. Participam também a Sabesp, Nossa Caixa, Revista Viração, Instituto Paulo Freire, Secretaria Nacional de Juventude e o Governo Federal.

Da Secretaria Estadual de Relações Institucionais

(C.C.)