Saldo positivo na campanha do desarmamento

Cerca de 14 mil armas foram entregues voluntariamente entre maio de 2011 e maio de 2012, durante a campanha no Estado. Uma vida é poupada a cada 18 armas recolhidas

qui, 30/08/2012 - 10h34 | Do Portal do Governo

Dados da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania revelam que foram arrecadadas 63 armas de fogo e 644 munições durante a semana da campanha do desarmamento (de 13 a 18 de agosto). A ação que ocorreu nos Centros de Integração da Cidadania (CICs) contou com reforço de órgãos parceiros articulados pelo Comitê de Controle de Armas e Desarmamento da cidade. Participaram da campanha a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Instituto Sou da Paz, a Polícia Militar, além de postos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Pirituba/Jaraguá, Jaçanã/Tremembé, Itaim Paulista, Campo Limpo e M´Boi Mirim.

Segundo o Instituto Sou da Paz, o resultado foi positivo e intensificou a aproximação entre os órgãos governamentais. O CIC Sul lidera o ranking com 16 armas e 321 munições recolhidas. Em segundo lugar, o CIC Norte – Jova Rural soma 16 armas e 218 munições. Em terceiro, o CIC Oeste recolheu 14 armas e 38 munições. Em quarto lugar, o CIC Leste – Itaim Paulista com 13 armas e 46 munições. Em último lugar, o CIC Feitiço da Vila com 4 armas e 21 munições arrecadadas.

A diretora Técnica de Divisão do Centro de Integração da Cidadania – CIC Oeste, Edilaine Daniel, convidou a GCM para transmitir noções de segurança, educação e cidadania a crianças, jovens e adultos, nos CICs futuramente. A ação prevê a apresentação de palestras e teatro de bonecos, sobre assuntos sérios e importantes de forma lúdica, como desarmamento, meio ambiente, sustentabilidade, mediação de conflitos.

Balanço

Durante a Campanha Nacional do Desarmamento, apenas no Estado de São Paulo, aproximadamente 14 mil armas foram entregues voluntariamente entre maio de 2011 e maio de 2012. A Guarda Civil Metropolitana recebeu de 2009 até agora 4.501 armas e munições. Estes dados revelam que 250 vidas foram salvas na cidade de São Paulo, pois para cada 18 armas recolhidas uma vida é poupada. Além disso, nos últimos três anos houve queda de 12% no número de óbitos por armas de fogo no País. Os dados são do Instituto Sou da Paz e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Campanha permanente

As Inspetorias Regionais da Guarda Civil Metropolitana da Mooca e de Santana, além das Bases Comunitárias Móveis – BCMs (itinerantes em parques, eventos) foram os postos que mais recolheram armas de 2009 até hoje na campanha de desarmamento permanente: Mooca (493), Santana (331) e BCM (191).

Na cidade existem cerca de 170 postos fixos das polícias Federal e Militar e outros 34 da Guarda Civil Metropolitana. Para saber o endereço dos postos fixos da GCM, os munícipes podem ligar para o número 153, que funciona 24 horas.

Posse responsável

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), Salesio Nuhs, o saldo é positivo, mas as autoridades devem ficar atentas à posse responsável da arma. “Há a necessidade de renovação dos registros vencidos por quem deseja permanecer com sua arma e munições legalmente”, alerta.

Atualmente, o registro de armas é temporário e precisa ser renovado a cada três anos. No Brasil, existem cerca de 9 milhões de armas registradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Dados atuais mostram que apenas 1,6 milhão estão com registros ativos.

“Os números indicam que, com o passar dos anos, as pessoas deixaram de realizar as renovações periódicas de suas armas por causa da burocracia e continuaram com elas na ilegalidade”, diz Nuhs.

Para o representante da Aniam, além da Campanha do Desarmamento é preciso considerar também outras iniciativas que reduzam a ilegalidade. “Para ajudar neste processo, sugerimos às autoridades uma parceria para a legalização das armas. Colocamos à disposição toda a rede de afiliados da Aniam, mais de mil estabelecimentos”, propõe.

Da Agência Imprensa Oficial