Luzes sobre a cidadania

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania coloca no ar um programa de TV que tem o cidadão como ator principal

sex, 20/07/2012 - 9h48 | Do Portal do Governo

Utilizando novo formato, linguagem mais dinâmica e com ramificações nas redes sociais, o Programa Espaço Cidadania, da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, entra no ar domingo (22), às 21h30, no Canal Universitário (canais 11 da NET e 71 da TVA). Órfãos da Pátria, o programa de estreia conta a saga dos refugiados no Brasil. A história de João Dombele, que pediu asilo ao País durante a guerra civil em Angola (África) em 2000, é um dos pontos de destaque do programa.

Há 11 anos em território brasileiro, Dombele tornou-se pastor anglicano e conta trechos da sua vida no País. “Procuramos uma nova linguagem, mais dinâmica, diferente do modelo tradicional, gravado em estúdio. Há cenas externas e um projeto gráfico diferenciado com técnicas de animação”, explica Marili Ribeiro, diretora do programa.

Dividido em três partes: editorial, depoimentos de profissionais da área da Justiça e de pessoas atendidas pelos programas da Secretaria da Justiça e da Cidadania, o Espaço Cidadania tem duração de 30 minutos e será mensal. 

Com a apresentação da jornalista Cami la Rodrigues, na edição de estreia o programa terá testemunhos do padre Marcelo Monge, diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Andrés Ramirez, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, Thaís Reato, do programa Comitê Estadual de Refugiados da secretaria. A abertura (editorial) é feita pela titular da pasta.

Histórico

A ideia de um programa dirigido ao cidadão e que abordasse todos os temas da Secretaria da Justiça surgiu em 2004, com o nome de Cidadania para Todos. Ia ao ar pela TV Justiça, numa parceria da secretaria com o Supremo Tribunal Federal. Um especialista da área explicava os principais temas referentes aos direitos do cidadão. Em março de 2011, o Cidadania para Todos passou a se chamar Espaço Público, com gravações nos estúdios da TV Mackenzie.

A partir deste domingo, o Espaço Cidadania passa a utilizar também as redes sociais, como Facebook (Secretaria da Justiça), além de inserções no YouTube e Twitter (justicasp). Nos próximos programas,  o Espaço Cidadania vai abordar o problema das drogas e do tráfico de pessoas. 

Da Agência Imprensa Oficial