Justiça: Semana Universitária de Direitos Humanos acontece de 23 a 27, na Capital

nd

qua, 18/04/2001 - 16h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania promove, de 23 a 27 próximos, na Capital, a Semana Universitária de Direitos Humanos, que enfocará temas como: Acesso à Justiça, Prisões Políticas e Questão Carcerária. A meta da Justiça é sensibilizar e estimular a atuação dos estudantes na área de direitos humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefone: 239.4399 – ramais 146 e 190 ou pelo telefax: 239.1790.

De acordo com a programação, na segunda-feira, dia 23, às 19h30, serão debatidos os “Direitos Humanos e o Acesso à Justiça”, na Faculdade de Direito do Mackenzie (Rua Itambé, Higienópolis), pelo secretário da Justiça, Edson Vismona, e pelo juiz de Direito Auxiliar do Tribunal de Justiça, Ricardo Chimenti. Na oportunidade serão apresentados os CICs – Centros de Integração da Cidadania e os aparelhos públicos de justiça.

Na terça-feira, dia 24, às 16h30, entrará em cena o tema “Direitos Humanos e as Prisões Políticas”, no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro (Páteo do Colégio, 184 – Centro). Os debatedores serão Amélia Telles, Giorgio Callegari, Antônio Flores, Dermi Azevedo entre outros ex- presos políticos no regime militar no Estado de São Paulo. No painel serão apresentados testemunhos da luta política contra a ditadura militar e discutidos mecanismos de reparação moral e financeira para os vitimados.

No dia 25 (quarta-feira), às 19h30, será a vez dos “Direitos Humanos e a Questão Carcerária”, ocasião em que o jurista Miguel Reale Júnior, o secretário-adjunto da Administração Penitenciária, Rolim Neto, e o padre Gunter da Pastoral Carcerária irão enfocar a realidade do sistema penitenciário e buscar soluções para o aprimoramento jurídico e administrativo do sistema. Já, às 19h30 do dia 27 (sexta-feira), haverá apresentação musical do Projeto Guri, no auditório Ruy Barbosa da Faculdade de Direito do Mackenzie.

Para a realização da Semana Universitária de Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania conta com a parceria das Faculdades de Direito do Mackenzie e da USP, e apoio da Secretaria da Cultura.

Segundo os organizadores, o projeto deverá se estender às demais universidades da Capital e Interior, sempre prestigiando a interlocução com os centros e diretórios acadêmicos.