Justiça: Secretária se reúne com representantes do Conselho Nordestino

Foram tratados os detalhes finais para a formalização legal do Conselho em São Paulo

qui, 11/05/2006 - 20h02 | Do Portal do Governo

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, definiu nesta terça-feira, dia 10, os detalhes finais para a formalização legal do Conselho da Participação Nordestina de São Paulo. Participaram do encontro Francis Bezerra, jornalista e fundadora da Anesp (Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo) e o diretor de eventos da entidade, Herbert da Paixão Seabra.

Caberá ao conselho – entre outras tarefas – formar diretrizes e atividades nas administrações direta e indireta, para inserção dos nordestinos na sociedade de forma ampla, além de assessorar o governo na elaboração e execução de programas, desenvolver estudos, formular denúncias e coordenar os festejos do Dia do Nordestino, celebrado em 23 de novembro, desde 1993. Em 10 de março passado, foram comemorados os 105 anos da migração nordestina em São Paulo.

O conselho terá dois representantes da Secretaria da Justiça, um da Cultura, um da Educação, um do Conselho de Empregos e Relações do Trabalho, um da Segurança e cinco indicações de representantes da sociedade civil.

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas na capital paulista revela que 82% dos filhos e netos paulistanos têm raízes nordestinas. Francis Bezerra lembrou que a cidade recebe só nos três primeiros dias úteis cerca de 300 ônibus vindos do nordeste, para compras na cidade. Ela também é fundadora da Cooperativa Nacional de Transporte Coletivo, cujo objetivo é regulamentar o transporte interestadual na rota Nordeste-São Paulo.

A secretária Eunice Prudente lembrou que já acompanhou muitos projetos de planejamento urbano, enquanto exercia a advocacia pública, principalmente das áreas onde há maior concentração de migrantes na cidade. Ela determinou também providências para que o processo de utilidade pública seja equacionado, assim que a documentação necessária estiver pronta.