Justiça: Secretaria promove encontro entre mulheres quilombolas

Participam do encontro aproximadamente 60 mulheres, representantes de 31 comunidades quilombolas de 13 cidades paulistas

qua, 30/08/2006 - 16h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com o Itesp, promove nos dias 1º e 2 de Setembro o 1º Encontro Estadual de Mulheres Quilombolas.

O encontro, realizado a pedido das mulheres quilombolas, tem como objetivo o fortalecimento da Comissão Estadual de Mulheres Quilombolas, além de promover intercâmbio entre as comunidades e dar acesso às modalidades de financiamento, capacitação e outras ações que possibilitem a sustentabilidade dos quilombos. Também serão discutidas outras questões, como violência doméstica, saúde da mulher negra e aspectos culturais.

Participam do encontro aproximadamente 60 mulheres, representantes de 31 comunidades quilombolas de 13 cidades paulistas. Esse primeiro encontro também terá a participação de autoridades e técnicos do Itesp, que falarão sobre políticas públicas, principalmente relacionadas à questão fundiária.

Durante as atividades serão abordados temas como a reconstrução Histórica: Um olhar negro para a história do Brasil; aspectos jurídicos do reconhecimento e titularização das terras; questões de gênero com recorte étnico-racial, saneamento básico, energia elétrica, telefonia, meio-ambiente, educação, transporte, geração de renda e auto-estima da mulher.

Os trabalhos serão coordenados pela secretária da Justiça, Eunice Prudente, e fazem parte do Programa de Ações Afirmativas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Serviço:

Encontro estadual mulheres quilombolas

Dias: 1º e 2 de setembro 2006 a partir das 9 horas.

Local: Hotel Shelton Inn

Endereço: Av. Cásper Líbero, 115

Do site da Secretaria da Justiça

 

(AM)