Justiça: Secretaria promove 2º Fórum Inter-Religioso

Evento ocorre no Teatro do Sesc Vila Mariana, no próximo dia 7

qui, 02/11/2006 - 19h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove, no próximo dia 7 de novembro, o 2º Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. O evento, que ocorre no Teatro do Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – entre meio-dia e 21 horas, deve reunir mais de 400 representantes de religiões do Estado de São Paulo, que vão discutir com autoridades, órgãos públicos e entidades civis, a cooperação inter-religiosa, a liberdade de crença e a cultura de paz.

No encerramento, uma celebração da tolerância com shows dos Filhos de Gandhi e das cantoras Fortuna e Laura Finocchiaro.

Durante o encontro, a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, assina resolução que institui o Fórum Permanente Inter-Religioso, que terá por função propor uma política estadual inter-religiosa, além de receber denúncias de intolerância e encaminhá-las às autoridades competentes.

A cooperação inter-religiosa também deve ser alvo do Fórum Permanente. Segundo Eunice Prudente, um fórum coamo esse pode ampliar as discussões e trazer luz a temas relevantes para a sociedade, como a questão do aborto, uso científico das células-tronco, equidade social e o próprio combate à discriminação por crença.

As lideranças religiosas, que participam ativamente da organização do encontro, compartilham com esse pensamento. Para essas lideranças a expressão “diálogo inter-religioso” já cumpriu seu papel, agora é o momento de partir para ações práticas. Nesse sentido, a cooperação é o melhor caminho.

Respeito às datas religiosas de resguardo

Ainda durante o evento, a secretária-adjunta da Justiça e da Defesa da Cidadania, Evane Kramer, vai apresentar uma proposta de calendário inter-religioso, com as datas representativas para cada segmento. O calendário tem a dupla função de colaborar na divulgação das religiões e informar as datas relevantes para impedir a coincidência de eventos públicos e privados, como por exemplo, campanhas de vacinação.

Será distribuído ainda um livro com informações sobre as diversas religiões e suas histórias. Os relatos têm sido enviados pelas lideranças. Sugestões como a criação de uma ONG dos seguidores de religiões de matrizes africanas já foram recebidas pela SJDC.

O 2º Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença já tem um mapeamento de cerca de 80 correntes religiosas, com representações do Adventismo, Budismo, Hinduísmo, Catolicismo Romano, Catolicismo Ortodoxo, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Anglicana, Espiritismo, Igreja Messiânica Mundial, Islamismo, Judaísmo, Religiões Afrodescendentes (Nagôs, Jejes, Bantos); Igreja Batista, Metodista, Congregação Cristã do Brasil, Assembléia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Brasil Para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo; Xamanismo, Movimento Hare Krishna, Santo-Daime, Seicho-No-Ie, Taoísmo, Xintoísmo, Luteranismo, entre outras. As tradições indígenas estarão representadas pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

Também estarão presentes secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, bem como de universidades e de organizações não-governamentais.

PROGRAMAÇÃO

12 horas – Credenciamento

14 horas – Abertura solene

Autoridades institucionais, de Estado e líderes religiosos

Assinatura da resolução e instituição do Fórum

15 horas – Videoclipe sobre 1º Fórum

15h30 – Conferência e comentários.

Temas:

Cooperação Inter-religiosa

Liberdade de crença

Cultura de paz

17h40 – Debate com a platéia

18 horas – Lançamento do calendário inter-religioso

Secretária-adjunta da Justiça, Evane Kramer 18h30 – Agenda positiva para elaboração de políticas públicas para o Estado de São Paulo

Secretária da Justiça, Eunice Prudente 19 horas – Atividades culturais

Celebração com músicas divinas: Filhos de Gandhi, Fortuna e Laura Finocchiaro

Ficha técnica

Filhos de Ghandi: afoxé fundado por estivadores portuários em 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior grupo do carnaval baiano, inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi. Os músicos levarão ao palco a tradição da religião africana ritmada pelo agogô, com seus cânticos de igexá na língua Iorubá.

Fortuna: brasileira, de origem judaica, trabalhou com Chico Buarque e Toquinho, entre outros, até descobrir em 1991, durante uma turnê em Israel, a obra do cancioneiro “ladino” e, desde então, dedica-se a dar nova roupagem às canções medievais.

Laura Finocchiaro: apresentará show baseado no CD Tashi Dele Mantras de Roda, gravado em 2001. São mantras de cura, escritos há cerca de 2.500 anos por Buda Shajkiamuni, transcritos por Lama Gangchen Rimpoche, com música e arranjo da própria Laura Finocchiaro.

Histórico

O Fórum Inter-religioso começou a ser gestado em junho de 2005, durante a primeira Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, quando as lideranças religiosas e representantes do Estado discutiram a necessidade de estabelecer um canal de diálogo permanente para dar combate a todas as formas de intolerância. No mesmo ano, em outubro, foi realizado o 1º Fórum Inter-Religioso.

Com as demandas apresentadas durante o encontro, a Secretaria da Justiça passou a considerar a conveniência de se estabelecer um fórum permanente que envolvesse representantes de todas as vertentes religiosas. No período de um ano foram feitas cerca de 15 reuniões com representantes de todas as correntes religiosas, além de visitas da secretária Eunice Prudente aos templos, igrejas e mesquitas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos determina que a intolerância religiosa ofende a dignidade da pessoa humana e é uma grave violação dos direitos humanos. O Brasil não reconhece uma religião oficial, desde a primeira Constituição brasileira, de 1891.

A Carta Magna de 1988 deixa claro que o Estado brasileiro é laico, e que todas as crenças são iguais perante a lei. Além disso, a legislação garante ampla liberdade de crença, de culto ou religião. O não cumprimento da lei é crime de discriminação religiosa, inafiançável e imprescritível, com pena que pode chegar a cinco anos de prisão.

Serviço

2º Fórum Inter-religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

Data: 7 de novembro de 2006

Local: Teatro do Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141 / SP

Horário: das 12 às 21 horas

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania