Justiça: Secretaria é parceira no Cidadania para Todos em Jundiaí

Evento será realizado dia 23 e deve atender a 3 mil pessoas

qua, 20/09/2006 - 16h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania é parceira da Prefeitura de Jundiaí na realização do Cidadania para Todos, que ocorre no dia 23 de setembro, das 10 às 16 horas, na Emeb “Professor Adelino Brandão”, no Morada das Vinhas, em Jundiaí. O evento disponibilizará uma série de serviços gratuitos à população.

O projeto permite a emissão de documentos, orientações jurídicas pela Secretaria de Negócios Jurídicos e Procon, acessos à internet, ao Banco do Povo, ao Posto de Atendimento ao Trabalhador, além de desenvolver atividades culturais e esportivas com os moradores da região do Morada das Vinhas.

Para definir o evento foram realizadas diversas reuniões com as lideranças dos bairros, que, inclusive, sugeriram os atendimentos conforme as necessidades constatadas no dia-a-dia dos moradores da região. Além da documentação e das orientações, a população que comparecer na Emeb Prof. Adelino Brandão, neste sábado (23) poderá fazer exames preventivos para colesterol, pressão arterial e glicemia.

A expectativa é atender cerca de 3 mil pessoas, não só do Morada das Vinhas, mas, também, do Parque Centenário, Terra da Uva e Cecap. Além do Cidadania para Todos, o Morada das Vinhas será beneficiado com a 2ª Semana da Cidadania – que inclui a limpeza de terrenos e pintura de guias, bem como a sinalização de solo e instalação de placas educativas.

Centro de Integração da Cidadania

A ação do Cidadania para Todos será uma preparação para a instalação do Centro de Integração da Cidadania (CIC), que funcionará numa área próxima ao Terminal Cecap, ou seja, atingindo a mesma região que esse evento. A construção do espaço está prevista para começar este ano e será executada com verba do Governo do Estado. O investimento total será da ordem dos R$ 3,7 milhões.

O CIC visa aumentar a inclusão social, fornecendo vários serviços, e diminuindo a distância entre a comunidade e o governo. Entre os serviços que serão prestados estão:  Juizado Especial Cível, CDHU, Delegacia de Polícia, Procon, Procuradoria de Assistência Judiciária, Promotoria de Justiça, orientação social, Polícia Militar, PAT, Acessa São Paulo, Serviço Integrado de Defesa da Cidadania, sala de leitura, Juizado Especial Federal, INSS e emissão de vários documentos. Deverão trabalhar no local cerca de 80 funcionários e a previsão é de que a média de atendimentos chegue a 12 mil pessoas por mês.