Justiça: Secretaria assina termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo

Cooperação técnica será com o Comitê Paulista de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos

sex, 29/12/2006 - 19h02 | Do Portal do Governo

A secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, assinou nesta sexta-feira, 29 de Dezembro, termo de cooperação técnica com o Comitê Paulista de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos da Prefeitura de São Paulo. O Escritório e o Comitê trabalharão em conjunto nas ações contra esta prática criminosa, que já é a terceira mais rentável no mundo, só perdendo para drogas e armas.

O Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos da SJDC tem como atribuição, prevenir, atender, encaminhar e acompanhar as vítimas do tráfico. Já o Comitê, além de apoiar as políticas, campanhas e ações do Escritório vai elaborar pesquisas e estudos, para formação de banco de dados sobre esse tipo de crime que movimenta mais de U$ 9 bilhões em todo o mundo.

A secretária da Justiça Eunice Prudente, alertou sobre a necessidade de uma ação efetiva dos governos e instituições no combate e prevenção ao tráfico. Segundo ela, existem denúncias sobre adolescentes trazidos do Nordeste para São Paulo, para fins de exploração sexual. “A atenção deve ser maior sob os adolescentes e jovens, que têm muitos sonhos e, por sua condição de pobreza, podem acabar sendo facilmente seduzidos”, alertou.

Participaram da assinatura a coordenadora do escritório da SJDC, Andréa Elizabeth Nwabasili, a coordenadora do Comitê Paulista de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos da Prefeitura, Célia Zaparolli, a inspetora da Guarda Municipal, Josana Nogueira de Lima e o professor da USP, Antonio Rodrigues de Freitas Jr.

Escritório Estadual

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania criou em maio de 2004 o Escritório Estadual de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos, o primeiro do país neste gênero. Tem por objetivo dar orientação e atendimento adequados às vítimas e a seus familiares, criar e alimentar um banco de dados sobre redes internacionais de tráfico de pessoas, promover a sensibilização e formação de autoridades e agentes policiais, operadores do direito e divulgar informações sobre as formas de aliciamento dirigidas, sobretudo aos grupos de pessoas mais vulneráveis ao tráfico.

Da Secretaria da Justiça