Justiça: Secretaria abre inscrições para curso de formação de mediadores

A seleção acontece em três fases

seg, 06/03/2006 - 22h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove o 5º Curso de Formação de Mediadores. Para candidatar-se a uma das 100 vagas disponíveis, o interessado deve ler o edital disponível no portal da Secretaria (www.justica.sp.gov.br).

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos, preencher um formulário fornecido no local da inscrição e uma cópia do currículo.

A seleção acontece em três fases. A primeira é análise do currículo, onde serão avaliados a formação acadêmica, a experiência no atendimento ao público, serviços anteriores em regime de voluntariado e conhecimentos de informática. A segunda fase é uma prova discursiva sobre um tema ligado à área de direitos humanos e cidadania. Na última fase haverá uma entrevista com os candidatos.

A parte teórica do curso acontece nos dias 27, 29 e 31 de março, já a parte prática tem início no dia 5 de abril e consiste em um estágio de quatro horas por semana, durante seis meses em um dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

As Câmaras de Mediação são um dos grandes destaques dos CICs. Implantada no final de 2003, a iniciativa, inédita, se mostrou eficaz na solução dos conflitos comunitários e na prevenção da violência.

O sucesso foi tanto que ganhou autonomia e hoje se vincula diretamente à Secretaria da Justiça. As mediações cresceram 47,14% em 2005 e devem aumentar ainda mais.

Com altos índices de solução de conflitos, as Câmaras de Mediação fortalecem a cidadania e impedem a violência, já que no modelo paulista, os mediadores são representantes da própria comunidade e, portanto, mais sensíveis aos problemas desta.

As inscrições serão feitas na Sede da Secretaria – Páteo do Colégio, 148 – até o dia 10 de março, das 10 horas às 11 horas ou das 16 horas às 17 horas, no escritório da Câmara de Mediação.

 

Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça

C.A.