Justiça: Sabadania leva vacinação aos idosos em Francisco Morato

Evento será realizado no próximo sábado, dia 29.

ter, 25/04/2006 - 16h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania de Francisco Morato, primeiro município da região metropolitana a receber o CIC, completará três anos e haverá uma edição comemorativa do Sabadania, no próximo dia 29/4, das 10 às 16 horas, na avenida Tabatinguera, 45, Centro ( Francisco Morato).

O projeto Sabadania, através do CIC, já atendeu mais de 61.000 pessoas desde que foi iniciado, em 2003, com prestação serviço e educação para o consumo, cidadania e direitos humanos, shows musicais, apresentações culturais e uma série de serviços gratuitos.

Idealizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do CIC, o Sabadania, pela primeira vez, reforçará a campanha de vacinação contra a gripe para as pessoas com 60 anos ou mais.

Na terceira idade mesmo uma doença simples pode se tornar um grave problema, por isso, a importância da campanha para essa faixa etária. Para vacinar-se, basta comparecer ao Centro de Integração da Cidadania de Francisco Morato com o RG.

Aém desse serviço de vacinação, os moradores da região poderão checar a pressão arterial, fazer a medição de peso e altura, obter orientações sobre higiene bucal com triagem e encaminhamento odontológico, atendimento oftalmológico e prevenção de DST/Aids.

Tradicionalmente acontece também a Feira do Alerta, com orientações sobre o direito do consumidor pela Fundação Procon; oficinas de artes plásticas, de reeducação ambiental e de danças circulares.

Para crianças, apresentação de palhaços e pintura de rosto.

Na área de estética e beleza, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e hidratação.

Orientação nutricional, jurídica e social. Exposições de produtos artesanais feitos pela comunidade local, além de palestras sobre ações afirmativas, sobre osteoporose e artrose, sobre a importância da atividade física na terceira idade, além do estande com as ações do Conselho da Comunidade Negra, também estão no programa.

As atividades do Sabadania contemplam todas as idades com apresentações dos grupos Cultural Puxada de Rede, Navio Negreiro, Parakundê, Orquestra Experimental Pró Morato, Coral projeto Alegria de Viver e André de Souza (MPB).

Para a realização deste evento, o CIC conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Francisco Morato; Superintendência dos Negócios da Saúde de Francisco Morato; Superintendência dos Negócios da Cultura e Educação de Francisco Morato, Coordenadoria de Saúde Bucal de Francisco Morato; Pró-Morato; Lar Fabiano de Cristo; Casa de Cultura Vinícus de Moraes; OCA (Orientação para Conscientização Ambiental); Rádio Nativa FM; Legião da Boa Vontade (LBV); Associação Antialcoólica de Francisco Morato; OptiClinic; Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem); Fundação Procon; Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone); Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Francisco Morato; Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Francisco Morato.

Serviço: Sabadania – Sábado da Cidadania

Local: CIC Francisco Morato

Endereço: Avenida Tabatinguera, 45 – Centro, Francisco Morato

Data: 29 de abril

Horário: das 10h às 16h