Justiça realiza mutirão de DNA em Ribeirão Preto

Evento vai atender 1,5 mil famílias de cidades da região

sáb, 27/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), vai promover um mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA) em Ribeirão Preto. Cerca de 1.450 famílias de 60 cidades da região serão beneficiadas com a iniciativa. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de junho.

Neste ano, serão realizados atendimentos pontuais nas regionais de São José do Rio Preto, Araçatuba, Santos, Taubaté, Araraquara e Presidente Prudente. Aproximadamente 9 mil famílias já agendaram participação nas unidades do interior. O próximo mutirão ocorre também em Ribeirão Preto em julho, e atenderá 1,1 mil famílias.

Os mutirões visam acelerar o processo de coleta de sangue para investigar casos de paternidade no interior e no litoral de São Paulo. A meta é zerar a fila enquanto as dez regionais mantêm suas rotinas semanais de coleta.

Todos os exames de DNA são resultado de processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), com documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta.

O teste é simples: uma ficha é preenchida e retira-se uma gota de sangue de cada pessoa envolvida para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Serviço

Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em Ribeirão Preto
Data: 27 e 28 de junho
Horário: das 8h às 17h
Local: Ambulatório Geral do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – 2° andar – Campus Universitário – Monte Alegre
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3.900 – Campus Universitário – Monte Alegre