Justiça: Quilombo de Ubatuba é beneficiado com calcário e sementes

Serão beneficiados dez grupos que trabalham com agricultura na comunidade

qua, 01/02/2006 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entrega, nos dias 11 e 18 de janeiro, dez toneladas de calcário ao quilombo Camburi, em Ubatuba. Serão beneficiados dez grupos que trabalham com agricultura na comunidade. Eles receberão também 50kg de feijão, 50kg de milho e 80kg de arroz para o plantio.

Reconhecida oficialmente como quilombo pelo Itesp em 2005, a comunidade se tornou beneficiária dos programas da instituição, como o de Apoio Inicial à Produção Familiar, que oferece calcário e sementes.

O transporte dos insumos foi viabilizado pela prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibilizou um caminhão.

Até fevereiro, devem ser entregues também kits de plantas medicinais à comunidade. As famílias beneficiadas serão capacitadas no cultivo das plantas e, posteriormente, no seu processamento. A idéia é oferecer uma alternativa aos medicamentos comprados em farmácia.

Renda Cidadã

Outro programa que já está beneficiando o quilombo Camburi é o Renda Cidadã, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Desde dezembro, 15 quilombolas recebem um benefício de R$ 60 mensais.

O Renda Cidadã é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de risco social residentes em bolsões de pobreza, identificadas pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), com renda mensal “per capita” de até R$ 100.

A concessão do benefício é temporária. Após o recebimento da 12ª parcela, a família poderá ser desvinculada do programa ou, mediante avaliação técnica, permanecer até o recebimento da 24ª parcela. No caso dos quilombos, o cadastro das famílias no programa é feito pelo Itesp.