Justiça promove eventos nos postos fixos do CIC

Comunidade participa de cursos de dança, de línguas, oficinas, debates, esportes e atividades físicas

qui, 08/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, tem várias atividades programadas para este mês. Os dez postos fixos – localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas – promoverão oficinas, debates e atrações culturais. Em todas as unidades do CIC, a comunidade pode fazer cursos de línguas, profissionalizantes, esportes e atividades físicas, entre outros. Iniciação musical também está presente, além de cursos de dança, como jazz e hip hop e balé. 

As oficinas complementam os cursos de reforço para o ensino fundamental. Há ainda cursinho pré-vestibular e alfabetização de jovens e adultos (EJA), ministrados pela rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), além dos encontros de orientação vocacional. Nos postos fixos, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos, que proporcionam orientação jurídica, emissão de documentos – RG, segunda via de certidões, carteira de trabalho e atestado de antecedentes. 

Educação em Direitos  

O posto fixo Casa da Cidadania promove, desde o dia 2, ciclo de debates às sextas-feiras. O tema Educação em Direitos é discutido pela população por um profissional, que trata de questões do cotidiano. Próximas sessões: Dos Alimentos (dia 9), Da Separação e do Divórcio (16), Do Regime de Bens (23). Os debates ocorrem das 10 horas às 12 horas.

Reuniões do Clic 

O Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) é composto por membros da sociedade civil e representantes governamentais, responsável, dentre outras atividades, pela captação de demandas da região onde se localizam os CICs e a criação ou encaminhamento de políticas e ações direcionadas ao desenvolvimento local, por meio da articulação social. As próximas reuniões são as seguintes: Clic Sul (7), Clic Oeste (8), Clic Norte (15), Clic Feitiço da Vila (20), Clic Francisco Morato (27). 

Eventos itinerantes 

Os postos fixos de Francisco Morato e Norte promovem o projeto Cidadania Para Todos. O CIC Ferraz de Vasconcelos completa seis anos com o Sabadania. Durante o mês, os postos fixos Sul e Leste promovem o Mini-Jornada, evento quinzenal que oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda nas regiões periféricas do entorno do posto fixo 

Serviço

Programação completa e endereços dos 10 postos fixos do CIC estão no site www.justica.sp.gov.br 

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania