Justiça: Novo projeto de modernização e informatização facilita vida de empreendedores

Programa foi apresentado nesta quarta, 22, pelo vice Cláudio Lembo e pelo secretário da Justiça, Hédio Silva Jr

qui, 23/03/2006 - 19h27 | Do Portal do Governo

Denílson Araújo /SJDC

Cláudio Lembo, Hédio Silva Jr. e Eunice Prudente observam novo sistema da Jucesp

Em um evento que reuniu diversas autoridades, advogados e empresários, foi apresentado, nesta quarta-feira, 22 de março, o projeto de modernização e informatização da Junta Comercial de São Paulo.

As mudanças têm como objetivo a desburocratização e agilização dos serviços prestados pela Jucesp, por meio de transações via internet.

A modernização da Jucesp vai oferecer diversos serviços eletrônicos aos empreendedores, entre eles: solicitações de alteração, constituição e encerramento de empresas, além da emissão de certidões para os empresários.

A otimização permite aos usuários efetuarem a solicitação via internet e o encaminhamento de toda a documentação necessária via correios. O projeto deve ser concluído no final de junho.

A nova estrutura do prédio foi apresentada por Vivian Regina Buosi e Luís José Pedro Rodrigues, representantes da Companhia Paulista de Obras e Serviços, empresa responsável pelas obras. Já o projeto de modernização foi apresentado pelo gerente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo da Mota Roston.

O vice-governador do Estado, Cláudio Lembo, afirmou que, com as mudanças, a Jucesp se transforma no “poupatempo da pessoa jurídica”. Segundo ele, “a pessoa jurídica deve ser tratada com o respeito e rapidez merecidos, pois é responsável pelo desenvolvimento econômico e social”, enfatizou o vice-governador, que completou: “São Paulo é pólo financeiro do país e não pode sofrer demora no atendimento”.

Lembo ainda afirmou que acompanhará de perto as obras da Junta e reafirmou o compromisso do governo na desburocratização dos processos.

“O Poder Público não gera emprego, quem gera é a iniciativa privada. O papel do Estado é desburocratizar, e estamos fazendo isso”. Essa foi a afirmação do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Hédio Silva Jr., que reconheceu os benefícios que o projeto trará para empresários e Junta Comercial.

“São Paulo responde pela economia do país. É função do Poder Público fazer com que esta vitalidade tenha plena vazão, por isso, o governo destinou R$ 10 milhões para a realização dos trabalhos”, ressaltou Silva Jr.

O presidente da Junta Comercial, Antonio Marangon, ressaltou a eficiência que o projeto trará para os empreendedores. Ele afirmou que a Jucesp será repaginada, criando processos simplificados, proporcionando redução de custos e agilidade.

“Em pouco tempo a Junta Comercial servirá de modelo para outros órgãos públicos, tornando-se uma instituição mais forte, atuante e moderna”, concluiu Marangon.

Também estiveram presentes ao evento o procurador-geral de Justiça, Fernando José Marques, o secretário-adjunto da Justiça, Marcio Bueno, a diretora-executiva da Fundação Procon-SP, Eunice Prudente, a chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Evane Kramer, o superintendente do Ipem-SP, Newton Machado Morales, o presidente da OAB-SP, Luís Flávio Borges D’urso, o diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Varella, e o diretor-presidente da Companhia Paulista de Obras e Serviços, Carlos Alberto Safatle.

Secretaria da Justiça