Justiça negocia inclusão digital infantil nos CICs com Programa Acessinha SP

Meta da pasta da Gestão é instalar 15 Acessinhas no Estado até o final de 2011

dom, 04/09/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, participou de audiência com o secretário da Gestão Pública Julio Semeghini, para negociar a instalação do projeto Acessinha SP nos 10 Centros de Integração da Cidadania (CICs) para inclusão e educação digital de crianças de quatro a 11 anos.

O Acessinha faz parte do projeto Acessa São Paulo da Secretaria de Gestão, que disponibiliza gratuitamente o acesso à tecnologia digital e informação. A versão infantil do projeto ensinará às crianças noções de informática e navegação segura na internet, para evitar, entre outros problemas, os casos de pedofilia.

A Secretaria da Gestão tem a meta de instalar 15 Acessinhas no Estado até o final deste ano – 10 serão instalados nos CICs, que atendem moradores das regiões periféricas dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas próximas semanas, serão realizadas reuniões técnicas para finalizar as negociações e definir instalação, quantidade de computadores, máquinas e tecnologias a serem utilizadas para concretização do projeto. O Acessa São Paulo, criado em 2000, realizou mais de 51 milhões de atendimentos e tem como meta a inclusão digital nos 645 municípios do estado de São Paulo.

Reestruturação nos CICs

Durante o encontro, também foi discutida a possibilidade de cooperação da Secretaria de Gestão Pública na construção do Planejamento Estratégico do CIC (2011 – 2015). Em 2011, o programa completa 15 anos. A Coordenadora Maria Isabel Lopes da Cunha Soares sugeriu a inserção de especialistas em políticas públicas nos projetos das secretarias estaduais.

A coordenadora indicou a necessidade de elaboração de instrumentos para expansão do programa e monitoramento para análise do impacto que a presença dos CICs causa nas regiões atendidas.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania