Justiça: Mulheres assentadas no Pontal terão cursos sobre liderança e administração

Cursos são promovidos pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo

ter, 11/06/2002 - 10h59 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, vai promover cursos de formação de lideranças e de administração de empresas a produtoras rurais assentadas do Pontal do Paranapanema. No total, 73 mulheres devem participar dessas atividades, que serão realizadas de hoje até sexta-feira. O primeiro curso a ser ministrado, nos dias 11 e 12 de junho, vai ser o de gerenciamento e administração de uma unidade de corte e costura. A atividade será realizada no assentamento Ribeirão Bonito, em Teodoro Sampaio.

Está prevista uma segunda etapa para esse curso nos dias 2 e 3 de julho, no mesmo local. No total, 23 mulheres terão 32 horas de aulas, com o objetivo de proporcionar ao grupo conhecimentos sobre gestão administrativa e financeira, fortalecendo a união das participantes para o trabalho em cooperativa. Nos dias 13 e 14 serão realizadas as oficinas de formação de lideranças. A primeira vai ocorrer em Presidente Venceslau, para 25 assentadas dos municípios de Marabá Paulista, Piquerobi, Ribeirão dos Índios, além de Presidente Venceslau. No dia seguinte, outras 25 mulheres de Presidente Epitácio e Caiuá passarão pelo mesmo curso, em Presidente Epitácio. A carga horária é de 8 horas.

O objetivo das oficinas é fortalecer lideranças potenciais dentro dos assentamentos e auxiliá-las na construção de fundamentos básicos de organização, fornecendo instrumentos para que, de forma autônoma, elas possam buscar alternativas de desenvolvimento. O curso é feito pela metodologia de educação continuada. Assim, as participantes são estimuladas a aplicar os conhecimentos na sua vida diária e repassá-los a outros produtores rurais.