Justiça: Metrô recebe exposição “Arte sob os Pés” da Fundação CASA

Cerca de 160 mil pessoas terão a oportunidade de ver pinturas feitas em skates

sex, 05/01/2007 - 15h37 | Do Portal do Governo

Quem perdeu a oportunidade de ver a exposição “Arte sob os Pés”, que retrata o cotidiano dos internos que participam de aulas de skate na Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), tem agora uma segunda oportunidade. A partir desta segunda-feira (8/01), os passageiros da Estação Brás do Metrô poderão apreciar os shapes (as tábuas do skate) pintados pelos adolescentes. A Estação Brás fica na Rua Domingos Paiva, s/nº. A mostra ficará exposta até o dia 31 de janeiro.

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Elaine Santana e do skatista Sandro Soares, idealizador do projeto Skate na CASA.  Ao todo, a exposição “Arte sob os Pés” conta com shapes de skate pintados, telas acompanhando o tema, e mais 20 fotos artísticas, em preto e branco, que retratam movimentos e expressões registrados durante as aulas da modalidade.

A iniciativa de realizar o evento aconteceu, a princípio, por conta de um fato que incomodava bastante o professor Sandro Soares, durante suas aulas. A cada unidade que ele ia, notava alguns shapes inutilizados. Daí, surgiu a idéia de reciclar esses objetos nas aulas de artes plásticas. “Achei importante (na ocasião) mostrar para os alunos que podemos evitar o desperdício e preservar o meio ambiente através de iniciativas simples como essa.”

Esta mesma exposição ficou durante três dias do mês de outubro de 2006, na Plasma Skate Park, uma das maiores pistas de skate da América Latina.  Na ocasião, cerca de 200 pessoas visitaram o local. Agora, na estação do Metrô, os trabalhos dos internos poderão ser vistos por cerca de 160 mil pessoas que circulam na estação diariamente.

Da Fundação CASA

C.M.