Justiça leva Jornada da Cidadania para moradores da Nova Luz

Atividades e serviços ficarão à disposição da população durante todo o dia

sáb, 28/01/2012 - 12h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h55)

O governador Geraldo Alckmin acompanhou neste sábado, 28, o projeto “Jornada da Cidadania” na capital. A ação, realizada pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), atendeu moradores e trabalhadores da região da Nova Luz levando diversos serviços públicos, atividades culturais, lúdicas e grande variedade de serviços para a Praça Julio Prestes.

“É muito importante o que a Jornada da Cidadania que traz aqui para a Nova Luz: atendimento médico para as famílias, atendimento social para a região, atendimento cultural, cidadania, emissão de documentos, tudo em conjunto com a sociedade civil”, disse Alckmin durante acompanhamento da ação.

As atividades e serviços estiveram à disposição da população durante todo o dia, até às 16h. Apenas a programação musical, como os shows de forró de Messias do Teclado e o Coral da Cracolândia, formado por ex-dependentes químicos, teve horário marcado. Confira aqui a programação.

Os moradores e trabalhadores da Nova Luz tiveram acesso a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), 2º via de certidão de nascimento, casamento e óbito e 1ª via de Documento de Identidade. Além de cadastramento para emprego, elaboração de currículo e inscrição de cursos profissionalizantes.

Durante o evento, a população ainda recebeu orientação jurídica, social e psicológica, além de atendimentos na área de saúde e beleza.

O “Jornada da Cidadania” é um evento onde cada posto fixo do CIC oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda em regiões periféricas, para promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida local.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), além dos municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas, com atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania