Justiça: Jucesp comemora 116 anos com a informatização de sistema

Novo sistema otimizará o tempo para os empreendedores do Estado

qua, 19/07/2006 - 14h09 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) comemora, nesta quarta-feira, 19 de julho, 116 anos com o título de maior banco de dados da América Latina. A todo a Jucesp conta com mais de 4 mil empresas cadastradas.

Como forma de comemorar, a Jucesp apresenta novo sistema informatizado e ainda o programa de reestruturação física das instalações, previsto para o final do ano. A informatização vai permitir que os documentos protocolados na sua totalidade se torne eletrônica.

O presidente da Junta, Antonio Marangon, disse que a informatização se tornou um grande desafio que visa pôr fim à burocracia. Diversos serviços, como solicitação de alteração, constituição e emissão de certidões para as empresas serão feitos pela Internet e o encaminhamento dos documentos pelo correio. O início desta operação eletrônica está previsto para o segundo semestre, quando a Jucesp poderá também fazer parte do Cadastro Sincronizado, que começou a funcionar no início do ano, compartilhando informações entre a Receita Federal e a Secretaria de Estado de Negócios da Fazenda de São Paulo (Sefaz).

Marangon ressalta que o novo sistema é seguro e otimizará o tempo para os empreendedores do Estado, com simplificação dos processos burocráticos. “Os investimentos direcionados para a informatização da Jucesp proporcionarão mais rapidez, segurança e confiabilidade aos usuários, quanto ao trâmite de documentos”, explica.

Descentralização do atendimento

Com o objetivo de descentralizar o atendimento em Santo Amaro e região, a Jucesp inaugurou, em junho, um posto no Poupatempo Santo Amaro, Zona Sul da Capital. O empresário da região não precisará mais se deslocar até o Centro da cidade, para arquivar documentos. “Trata-se de uma economia de tempo e locomoção”, disse o presidente da Jucesp.

O Posto é a segunda unidade da Junta dentro do Programa Poupatempo. Antes, os serviços eram prestados somente no Poupatempo Sé, onde a Jucesp faz cerca de 14 mil atendimentos mensais. Nessa forma de atendimento descentralizada, a Junta leva hoje, em média, quatro dias para registrar documentos e fornecer certidões negativas.

Histórico da instituição

A Junta Comercial paulista foi criada através do Decreto 596/1890, que reorganizou as Juntas e Inspetorias Comerciais. A instituição é subordinada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo e suas atividades de Registro das Empresas Mercantis e Atividades Afins são reguladas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Também é de responsabilidade da Junta a expedição de Certidões, Ofícios Judiciais, cópias reprográficas de documentos e Fichas Cadastrais, atividades referentes aos Armazéns Gerais, Leiloeiros, Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais, Autenticação e Registro de Livros Mercantis.

Do site da Jucesp

(CM)