Justiça: Jovens do Casa terão aulas de basquete com ex-atleta da Seleção

Guerrinha, que atuou na Seleção Brasileira de basquete nos anos 80, vai ensinar os fundamentos da modalidade

ter, 09/01/2007 - 21h01 | Do Portal do Governo

Motivado pela oportunidade de levar os valores do esporte aos jovens internos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), o jogador Guerrinha, que atuou na Seleção Brasileira de basquete nos anos 80, vai ensinar os fundamentos da modalidade aos adolescentes internos do Casa Escola, em Rio Claro.

Guerrinha visitou no último sábado, 6 de janeiro, os internos da unidade em companhia dos jogadores do ABCD Bandeirantes Rio Claro – time do qual atualmente é treinador. Após conversar com os adolescentes e fazer uma demonstração em quadra (todas as unidades do Casa têm quadra poliesportiva), o ex-craque da Seleção Brasileira se comprometeu a dar aulas semanais aos internos da unidade.

O início das aulas está previsto para 12 de janeiro. Guerrinha esteve na unidade de Rio Claro por meio do programa Esporte Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura da cidade (ler a seguir) em parceria com a Associação Beneficente Cultural e Desportiva ABCD Bandeirantes.

O projeto tem como finalidade levar os atletas do time de basquete até as escolas e entidades para trocar experiências com os adolescentes e crianças e difundir o esporte como elemento de cidadania e inclusão social.

Durante a visita, Guerrinha e os atletas do ABCD passaram palavras de incentivo aos jovens do Casa. “Queremos possibilitar o acesso de adolescentes e crianças ao esporte, para desviá-los de um caminho ruim”, disse o treinador. “O esporte agrega respeito e disciplina e contribui muito para o desenvolvimento do ser humano.”

De acordo com José Tadeu Sanches, diretor da unidade, a expectativa é conseguir que, por meio do esporte, todos os adolescentes aprendam a conviver em grupo e a respeitar um ao outro. “O incentivo ao esporte é um das metas que o Casa Escola tem alcançado”, aponta o diretor.

Para Guerrinha, o trabalho pode ir além. Se os jovens da Fundação Casa em Rio Claro se destacarem na modalidade, obterão vagas no ABCD. “Todos nós cometemos erros e não é por que eles erraram que vão deixar de ter uma chance”, afirmou o treinador. “Se algum jovem se destacar, terá uma oportunidade nas equipes de base do ABCD Bandeirantes.”

Da Fundação Casa