Justiça: Jornada da Cidadania atende os moradores do bairro Glicério, no Centro da Capital

Projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

qui, 03/05/2001 - 12h01 | Do Portal do Governo

Projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

A Jornada da Cidadania, projeto do Governo do Estado, que leva diversos serviços públicos gratuitos aos bairros da Capital, está atendendo os moradores do bairro Glicério, centro da Capital, até o próximo sábado, dia 5. Os moradores podem obter atendimento do Juizado Itinerante, orientação social e jurídica gratuita; tirar carteira de identidade e de trabalho; conseguir a segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito. Tudo de forma rápida e integrada.

Os serviços estão sendo prestados na Rua Barão de Iguape, 939, a partir das 10 horas. No local também estão sendo realizadas palestras de sensibilização da Cidadania e uma barraca de frutas, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que comercializa os produtos a preços mais acessíveis.

O programa realizado pela Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania conta com a parceria de outras secretarias de Estado, Poder Judiciário e Ministério Público, e pretende atingir principalmente os moradores de Rua, de cortiços, os carroceiros, os sem tetos e tantos outros, de modo a resgatar a garantia de seus direitos e a efetiva oportunidade de acesso à justiça.

Programa

De acordo com programação, até o dia 4 de maio, haverá orientação social e jurídica e preenchimento de formulário para obtenção da carteira de identidade. Os serviços acontecerão das 10 às 18 horas.

Nos dias 3 e 4, às 15 horas, serão ministradas palestras sobre Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação do prof. Alfredo Barbetta, do Centro de Integração da Cidadania da Secretaria da Justiça.

No dia 5 (sábado), das 10 às 16 horas, serão emitidas carteiras de Trabalho e de Identidade; haverá orientação Jurídica e Social gratuita;

Os advogados do Juizado Itinerante irão atender causas de até R$ 3.200,00 e o Procon conscientizará à população sobre as mais diversas relações de consumo. A barraca de frutas estará presente a partir do dia 2 de maio.

Para obter a carteira de identidade, os interessados devem levar duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou casamento (original). Já para tirar a carteira de trabalho, é preciso apresentar uma foto 3×4, certidão de nascimento ou cédula de identidade (originais).

Artesanato

Em paralelo aos serviços desenvolvidos no sábado, artesãos de diversas entidades sociais da Capital estarão apresentando e comercializando os seus produtos. O projeto Barracão dos Sonhos, da comunidade Paraisópolis, também dará um show de percussão, além de ensinar o público infantil participante a tocar os instrumentos.

Mais informações pelo telefone: 239.4399 – ramais 153 e 195.

Parceiros

São parceiros do projeto: Secretarias da Segurança Pública, Emprego e Relações de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Agricultura e Abastecimento, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral, Ação Local
Boa Vista, Fundação Orsa e comunidade local.