Justiça: Ipem-SP marca presença no VIII Seminário Nacional de Bombeiros

Seminário contou com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais

ter, 25/07/2006 - 20h42 | Do Portal do Governo

O VIII Senabom (Seminário Nacional de Bombeiros) é considerado o mais conceituado encontro para discussões sobre prevenção e combate a incêndio do país. Occorreu entre 11 e 14 de julho, no Centro de Convenções da Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Nesta oitava edição, o Senabom consolida-se como fórum de debates, trocas de experiências e difusão de novas técnicas e equipamentos para os profissionais que atuam na área.

O seminário contou com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais que abordaram temas como prevenção de acidentes, atendimentos de emergência, entre outros.

Pela Divisão Técnica do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem-SP, Osvaldo Prisciliano falou sobre “A fiscalização do Ipem-SP no setor de combate a incêndios”, e a quebra do paradigma de que a fiscalização se restringe somente a verificar cumprimento de regras.

Segundo ele, a fiscalização também interage com os seguimentos fiscalizados, verificando a aplicabilidade e até mesmo eventuais fragilidades normativas e/ou regulamentares no sentido de contribuir para o incremento tecnológico e construção de normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O Ipem-SP participa ativamente de inúmeras Comissões de Estudo da ABNT que, por sua vez, se apóiam no Código de Defesa do Consumidor.

Outro ponto de destaque foi a Ouvidoria do Ipem-SP, cujo papel não é somente o de “captar denúncias”, mas vem servindo como ferramenta educacional para o consumo, contribuindo com a conscientização da sociedade sobre seus direitos e obrigações.

Do Ipem-SP