Justiça: Ipem-SP lança seu organismo certificador de produtos no dia em que comemora 39 anos

Evento marcou o lançamento do Organismo Certificador de Produtos do IPEM-SP, com certificação voluntária de produtos

ter, 25/04/2006 - 15h52 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, dá um salto qualitativo para atender ainda mais os consumidores, fornecedores de produtos e empresas, atestando a conformidade de produtos e serviços. Foi lançado hoje, dia 24 de abril de 2006, dia em que comemora 39 anos, o Organismo Certificador de Produtos do Ipem-SP (Ocipem).

Na ocasião foi entregue ao superintendente do Ipem-SP, Newton Morales, pelo diretor da  qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, o certificado de credenciamento ao Ocipem.

A secretária da Justiça, Eunice Prudente, ressaltou que a certificação voluntária de produtos, por meio de selo ou marca, terá o poder de contribuir para a segurança dos consumidores e será um instrumento diferencial para os produtores, além de ser certamente um novo elemento que chega para dinamizar a economia.

“Os consumidores conscientes já assimilaram e procuram o selo de qualidade automaticamente, o que foi por muitos anos recomendação básica do Procon”, lembra a secretária e ex-diretora executiva da Fundação Procon.

Alfredo Lobo, que também fez parte da mesa de autoridades, afirmou que o Ocipem vem para alavancar o mercado de alimentos e bebidas. A cachaça é o primeiro produto certificado pelo Ocipem, item escolhido pela sua grande aceitação no mercado e devido ao alto potencial de exportação.

O que é a certificação de um produto?

É um processo feito pelo Ipem-SP em parceria com seus clientes e que oferece uma garantia da conformidade do produto com relação a fatores e parâmetros da qualidade previamente definidos, permitindo evidenciá-los aos consumidores e mercado.

A certificação do produto não é só uma garantia de conformidade sistematicamente verificada e comprovada. É uma demonstração formal ao mercado do compromisso que a organização assume com relação às necessidades e expectativas de seus clientes. É uma garantia de segurança e um enorme fator de diferenciação do produto e da sua qualidade perante o comércio e a concorrência.

A certificação é a comprovação imparcial realizada pelo Ipem-SP/Ocipem e atesta que o produto está conforme as exigências de normas oficiais e especificações técnicas definidas para o mesmo.

Quais as vantagens e benefícios da certificação dos produtos de uma empresa?

Demonstra nítida diferenciação frente aos produtos concorrentes

Oferece ao consumidor uma maior confiança no produto

Melhora consideravelmente a vantagem competitiva

Facilita a venda do produto e sua introdução em mercados novos

Fortalece o mercado atual

Protege o produto da concorrência desleal

Estabelece um reconhecimento público do produto e de suas qualidades

Impõe uma imagem forte da organização em termos de autoconfiança no próprio produto

Fortalece acordos de vendas para mercados externos

Providencia uma evidencia legal e certificada da qualidade do produto

Para os consumidores:

Permite uma seleção mais qualitativa do produto;

Auxilia na comparação do produto e na decisão de compra;

Aumenta o nível de confiança no produto e da organização produtora;

Para o governo e o país:

Fortalece o mercado interno e a capacitação nacional para exportar.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo