Justiça: Ipem-SP inspeciona caminhões que transportam gás de cozinha

Trabalho tem por objetivo a adequação às condições seguras de tráfego de todos esses veículos

qua, 03/05/2006 - 19h00 | Do Portal do Governo

Segundo a Fenagás (Federação Nacional das Associações do Comércio Varejista e Revendedor de GLP), veículos impróprios ou em condições precárias, muitas vezes transportando botijões de origem desconhecida com preços mais baixos, são cada vez mais freqüentes em nosso Estado, e isto tem elevado o risco de acidentes

Desde o dia 2 de maio, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São  Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, iniciou as atividades de inspeção e capacitação de veículos  e  equipamentos  utilizados  no  transporte  de  GLP fracionada (botijões  de gás de cozinha). Após este procedimento, serão iniciadas as ações  de fiscalização, em atendimento à Lei Estadual nº. 8.998, de 26 de Dezembro  de  1994,  em conjunto com a Portaria Ipem-SP nº. 164, de 29 de Dezembro de 2005.

Este  trabalho  tem  por  objetivo  a  adequação  às condições seguras de tráfego  de  todos  os veículos que transitam pelo Estado de São Paulo, e com isto, a prevenção de acidentes. O transporte inadequado do GLP, que é inflamável,  coloca  em  risco  a  coletividade,  além  de  causar sérios prejuízos ao patrimônio público e privado, além da possibilidade de danos ao   meio   ambiente.   A  atividade  conta  com  o  apoio  das  empresas engarrafadoras e distribuidoras de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP),  transportadores,  federações,  sindicatos  e  demais entidades do segmento.

Os  representantes  do  setor  ressaltam a importância da atividade, como forma  de  regular a distribuição de GLP nas residências, uma vez que tem sido constatada uma crescente evolução do mercado clandestino de venda de gás engarrafado. O trabalho de inspeção dos veículos e fiscalização conta com  a  participação de outros órgãos do Estado ligados ao transporte e à segurança.

Dúvidas,  sugestões  ou  reclamações  sobre esta ou outras atividades dos Ipem-SP,  podem feitas através da Ouvidoria, ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br, ou pelo telefone 0800 – 0130522, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuita de qualquer dos 645 municípios do Estado.

Outra forma de contato com os trabalhos desenvolvidos pelo Ipem-SP é pelo endereço   www.ipem.sp.gov.br.  No  site,  o  interessado  tem  acesso  à legislação  metrológica e da qualidade de produtos existentes no país, os serviços  oferecidos  pelo Órgão, orientações ao cidadão e ao empresário, além de estatísticas sobre as fiscalizações executadas pelo Instituto.